Furto de veículos cresce 400% em um ano

Você

Furto de veículos cresce 400% em um ano

Aumento de casos – 7 em 2011 para 35 no ano passado – preocupa os moradores

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Teutônia – Levantamento da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) mostra que o número de veículos furtados na cidade no ano passado foi quatro vezes maior que o registrado em 2011 – 35 casos contra sete.

tO índice preocupa a comunidade, que pede medidas dos órgãos de segurança para minimizar o problema. Moradores, como Cláudio Lenhardt, temem que uma nova “onda” de furtos assole a cidade, a exemplo do que ocorreu em maio de 2012.

Baseia-se nos registros da semana passada, quando seis veículos foram levados entre segunda-feira e sábado, uma média de um por dia. Dois deles foram recuperados.

A ação dos criminosos ocorreu em locais onde as vítimas deixaram os carros por um longo período. Estacionamentos próximos de campos de futebol, igrejas e supermercados são os principais alvos. Canabarro é o bairro mais visado pelos bandidos.

Conforme o tenente Marco Antônio Franck, comandante da Brigada Militar (BM), os números estão dentro da normalidade. Segundo ele, há casos atípicos como o da última semana, quando seis veículos foram furtados em seis dias. “O índice se refere a esses três meses. Não há motivo para tanta preocupação.”

Afirma que o delito é difícil de ser flagrado devido a demora dos moradores em comunicar o furto para a BM. Ressalta que o trabalho de fiscalização nos desmanches será intensificado. “Eles furtam para vender as peças, pois os carros levados são antigos e com grande circulação no mercado.” Destaca que é preciso uma investigação mais ampla para descobrir quem são os autores.

Último caso

Na noite dessa quinta-feira, um GM Monza, azul, placas IDI-8909, foi furtado no bairro Canabarro. O veículo estava estacionado na rua Dom Pedro II, imediações do Kakak’s Bar. O proprietário notou o crime quando voltou da Escola Reynaldo Affonso Augustin. O veículo não tinha sistema de alarme. A BM fez buscas na cidade, mas não localizou o carro.

Como prevenir

– Não deixar o veículo estacionado na rua ou em locais escuros durante a noite ou madrugada.

– Saiba de cor a placa do seu veículo. Utilize travas e alarmes no carro, visando dificultar a ação dos criminosos.

– Não deixe as portas e janelas do veículo abertas quando parado, inclusive nas sinaleiras.

Acompanhe
nossas
redes sociais