As escolas de Ensino Fundamental com Séries Finais (6º ao 9º anos) ficaram aquém do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Das 108 instituições avaliadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 74 não corresponderam às metas do governo federal – 68,5% do total.
Para a professora dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas da Univates, Daiani Clesnei da Rosa, é um reflexo do método defasado no Ensino Fundamental. Enquanto nas Séries Iniciais os professores têm poucas disciplinas para lecionar, o número aumenta nas Séries Finais. Resultado: reduziu o tempo em sala de aula e dificultou o planejamento das atividades. “Eles (professores) não conseguem enxergar os detalhes de cada aluno, tornando-se um processo superficial.”
Daiani acrescenta a falta de atualização no método de ensino. Os estudantes mudaram a forma de aprender, mas muitos professores mantêm didáticas que não acompanham esse novo comportamento.
O histórico de baixos salários é outro apontamento de Daiani para ficar abaixo da meta. Os professores têm pouco tempo para preparar as aulas e buscar alternativas de chamar a atenção dos alunos.
Acrescenta a desvalorização como outro fator. A cada semestre os cursos de licenciaturas têm menos interessados. “É um investimento grande na formação para pouco retorno financeiro.”
Hoje, os profissionais ganham pouco, mas têm mais compromissos e exigências para trabalhar. Para Daiani, este conjunto de fatores contribui para uma qualidade cada vez mais duvidosa no estado.
Piores índices
As escolas municipais de Ensino Fundamental São Bento (Lajeado) e a estadual Monsenhor Scalabrini (Encantado) apresentaram o pior rendimento em relação à meta. Ambas ficaram 1,4 ponto abaixo do esperado.
Diretora do colégio lajeadense, Adriana Vettorello reconhece que o índice está abaixo do esperado. Ressalta que diversos fatores contribuíram para o resultado negativo. Porém, não quis dar detalhes.
Acrescenta que a escola é reincidente em não atingir as metas – em 2009, era de 4,8 e conquistou só 3,8. Os dados foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Educação, que iniciou um trabalho de reestruturação do ensino.
Segundo Adriana, entre os projetos desenvolvidos está a docência compartilhada. Com o novo método, professores auxiliam os alunos com maior dificuldade de aprendizado em determinadas matérias. A Escola São Bento tem 204 alunos distribuídos nas educações Infantil e Básica e conta com 22 professores.
Mais que o estado
Apesar do resultado negativo em relação ao MEC, o Ensino Fundamental da região superou as metas no estado. As escolas atingiram uma média de 5,8 pontos nas Séries Iniciais (1º ao 5º anos) e 4,3 pontos nas Séries Finais (6º ao 9º anos). A projeção para o estado era de 5,1 e 4,3 pontos, respectivamente.
O levantamento feito pelo jornal A Hora se baseia nas planilhas publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Não foram contabilizados os resultados que aparecem em branco – 11 municípios ficaram com, pelo menos, uma rede de ensino fora da relação.