Ensino Básico fica abaixo da meta do governo

Você

Ensino Básico fica abaixo da meta do governo

Com projeção de 4,5 pontos no Ideb, escolas com Séries Finais atingiram só 4,3

As escolas de Ensino Funda­mental com Séries Finais (6º ao 9º anos) ficaram aquém do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Das 108 institui­ções avaliadas no Índice de Desenvol­vimento da Educação Básica (Ideb), 74 não corresponderam às metas do governo federal – 68,5% do total.

Para a professora dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas da Uni­vates, Daiani Clesnei da Rosa, é um reflexo do método defasado no En­sino Fundamental. Enquanto nas Séries Iniciais os professores têm poucas disciplinas para lecionar, o número aumenta nas Séries Finais. Resultado: reduziu o tempo em sala de aula e dificultou o planejamento das atividades. “Eles (professores) não conseguem enxergar os detalhes de cada aluno, tornando-se um pro­cesso superficial.”

Daiani acrescenta a falta de atua­lização no método de ensino. Os estu­dantes mudaram a forma de apren­der, mas muitos professores mantêm didáticas que não acompanham esse novo comportamento.

O histórico de baixos salários é outro apontamento de Daiani para ficar abaixo da meta. Os professores têm pouco tempo para preparar as aulas e buscar alternativas de cha­mar a atenção dos alunos.

Acrescenta a desvalorização como outro fator. A cada semestre os cursos de licenciaturas têm menos interessa­dos. “É um investimento grande na for­mação para pouco retorno financeiro.”

Hoje, os profissionais ganham pouco, mas têm mais compromissos e exigências para trabalhar. Para Daiani, este conjunto de fatores con­tribui para uma qualidade cada vez mais duvidosa no estado.

Piores índices

As escolas municipais de Ensino Fundamental São Bento (Lajeado) e a estadual Monsenhor Scala­brini (Encantado) apresentaram o pior rendimento em relação à meta. Ambas ficaram 1,4 ponto abaixo do esperado.

Diretora do colégio lajeadense, Adriana Vettorello reconhece que o índice está abaixo do esperado. Ressalta que diversos fatores con­tribuíram para o resultado negati­vo. Porém, não quis dar detalhes.

Acrescenta que a escola é rein­cidente em não atingir as metas – em 2009, era de 4,8 e conquistou só 3,8. Os dados foram encaminha­dos para a Secretaria Municipal de Educação, que iniciou um trabalho de reestruturação do ensino.

Segundo Adriana, entre os pro­jetos desenvolvidos está a docên­cia compartilhada. Com o novo método, professores auxiliam os alunos com maior dificuldade de aprendizado em determinadas matérias. A Escola São Bento tem 204 alunos distribuídos nas edu­cações Infantil e Básica e conta com 22 professores.

Mais que o estado

Apesar do resultado negativo em relação ao MEC, o Ensino Funda­mental da região superou as me­tas no estado. As escolas atingiram uma média de 5,8 pontos nas Séries Iniciais (1º ao 5º anos) e 4,3 pontos nas Séries Finais (6º ao 9º anos). A projeção para o estado era de 5,1 e 4,3 pontos, respectivamente.

O levantamento feito pelo jor­nal A Hora se baseia nas planilhas publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacio­nais (Inep). Não foram contabili­zados os resultados que aparecem em branco – 11 municípios fica­ram com, pelo menos, uma rede de ensino fora da relação.

Acompanhe
nossas
redes sociais