As rotas turísticas da região começam a ser repensadas. Os municípios associados ao G-8 (Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Forquetinha, Santa Clara do Sul, Progresso e Sério) firmam acordo com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para elaborar e estudar a estrutura turística do Vale.
O assunto foi tema da reunião do consórcio, realizada nesta sexta-feira, no centro administrativo de Santa Clara do Sul. Nove professores vinculados ao programa de Hospitalidade da UCS com atuação no mestrado em Turismo e no curso de bacharelado em Turismo participam do encontro. O grupo visitou pontos turísticos em Santa Clara do Sul e Forquetinha, e conheceu outros locais por meio de fotos.
Conforme a turismóloga do G8, Diuly Cristina Mahler, o grupo decidiu contratar uma consultoria em turismo. De acordo com ela, universidades das regiões mais próximas ao Vale foram procuradas, mas a UCS mostrou maior interesse.
“Mostramos nossas potencialidades e ouvimos o que os especialistas têm a nos apresentar.” Diuly diz que as pessoas da região precisam ter oportunidades de qualificação na área com cursos de hotelaria, guia e outros.
O coordenador do curso de Mestrado em Turismo da UCS, Michel Bregolin diz que será oferecido suporte técnico-científico para o desenvolvimento turístico da região. “Queremos conhecer mais de perto a realidade local, bem como o seu potencial, verificando que tipo de ações podem ser desenvolvidas.”
Ainda será analisada a possibilidade de realização de novas pesquisas a partir do contexto específico das localidades participantes e de desenvolvimento de atividades com alunos da Graduação e Pós-Graduação no Vale do Taquari.
Para o professor, é cedo para dar qualquer parecer sobre projetos na região, pois isso será mais viável após um estudo sobre a realidade local.
O G8 possui o projeto turístico Trilhas e Memórias, que busca implantar um roteiro turístico nos municípios que compõem o consórcio. Há nove rotas, mas pouco exploradas.
Rotas da região disponíveis
– Caminho dos Moinhos: Em Ilópolis, com o moinho Colognese, a rota apresenta o Museu do Pão e a Escola de Panificação.
– Rota da Erva-Mate: Caminho de 60 quilômetros entre Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Ilópolis, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.
– Rota das Gemas & Joias: Rota abrange Porto Alegre, Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Soledade, Guaporé, Frederico Westphalen, Iraí e Ametista do Sul. O visitante acompanha toda a cadeia de produção das pedras preciosas, desde a localização da mina passando pela extração das gemas, a lapidação até o produto final na forma de joias e artesanato em pedra.
– Rota Germânica: Passa por 15 pontos turísticos de Teutônia e Westfália.
– Rota Turística Trilhas e Memórias: é formatado para integrar os oito municípios consorciados do Cipae G8.
– Roteiro Encantado: O passeio segue pela Lagoa da Garibaldi, Vinícola Casa Rica e Casa Rica Ristorante, Casa do Artesão, Armazen Art, Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude, Igreja Matriz São Pedro, Memorial Gino Ferri, Parque Dália e Memorial Cosuel.
– Roteiro Turístico Delícias da Colônia: O Roteiro Delícias da Colônia oferece um tour pela cidade de Estrela, Recanto do Avestruz, Alambique Berwanger, restaurantes, Sirlei Chocolates, Colinas, Casa do Artesanato e Produtos Coloniais, Estação de Trem com Café da Colônia, Cactário Horst, Convento São Boaventura.
– Roteiro Turístico Taquari Açoriana: Passa por Santuário Assunção, Igreja matriz, Jornal O Taquaryense, Lagoa Armênia, Casa Costa e Silva, Casa do Artesão, Gastronomia.
– Tour Lajeado: Casa de Cultura, Igreja Santo Inácio, Ciclovia e Belvedere do Rio Taquari, Parque Professor Theobaldo Dick,, Parque do Engenho, Jardim Botânico, Parque Histórico.