UCS projeta turismo para o interior do Vale

Você

UCS projeta turismo para o interior do Vale

Professores debatem e visitam pontos turísticos para consolidar rota do G8

Por

As rotas turísticas da região começam a ser repensadas. Os muni­cípios associados ao G-8 (Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Forquetinha, Santa Clara do Sul, Progresso e Sério) firmam acor­do com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para elaborar e estu­dar a estrutura turística do Vale.

tO assunto foi tema da reunião do consórcio, realizada nesta sexta-feira, no centro administrativo de Santa Clara do Sul. Nove profes­sores vinculados ao programa de Hospitalidade da UCS com atuação no mestrado em Turismo e no curso de bacharelado em Turismo partici­pam do encontro. O grupo visitou pontos turísticos em Santa Clara do Sul e Forquetinha, e conheceu ou­tros locais por meio de fotos.

Conforme a turismóloga do G8, Diuly Cristina Mahler, o grupo decidiu contratar uma consulto­ria em turismo. De acordo com ela, universidades das regiões mais próximas ao Vale foram procuradas, mas a UCS mostrou maior interesse.

“Mostramos nossas potencia­lidades e ouvimos o que os espe­cialistas têm a nos apresentar.” Diuly diz que as pessoas da região precisam ter oportunidades de qualificação na área com cursos de hotelaria, guia e outros.

O coordenador do curso de Mes­trado em Turismo da UCS, Michel Bregolin diz que será oferecido su­porte técnico-científico para o de­senvolvimento turístico da região. “Queremos conhecer mais de perto a realidade local, bem como o seu potencial, verificando que tipo de ações podem ser desenvolvidas.”

Ainda será analisada a possi­bilidade de realização de novas pesquisas a partir do contexto específico das localidades parti­cipantes e de desenvolvimento de atividades com alunos da Gra­duação e Pós-Graduação no Vale do Taquari.

Para o professor, é cedo para dar qualquer parecer sobre proje­tos na região, pois isso será mais viável após um estudo sobre a re­alidade local.

O G8 possui o projeto turístico Trilhas e Memórias, que busca implantar um roteiro turístico nos municípios que compõem o consórcio. Há nove rotas, mas pouco exploradas.

Rotas da região disponíveis

– Caminho dos Moinhos: Em Ilópolis, com o moinho Colognese, a rota apresenta o Museu do Pão e a Escola de Panificação.

– Rota da Erva-Mate: Cami­nho de 60 quilômetros entre Anta Gorda, Arvorezinha, Co­queiro Baixo, Doutor Ricardo, Ilópolis, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.

– Rota das Gemas & Joias: Rota abrange Porto Alegre, Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Soledade, Guaporé, Frederico Westphalen, Iraí e Ametista do Sul. O visitante acompanha toda a cadeia de produção das pedras precio­sas, desde a localização da mina passando pela extração das gemas, a lapidação até o produto final na forma de joias e artesanato em pedra.

– Rota Germânica: Passa por 15 pontos turísticos de Teutônia e Westfália.

– Rota Turística Trilhas e Memórias: é formatado para integrar os oito municípios consorciados do Cipae G8.

– Roteiro Encantado: O passeio segue pela Lagoa da Garibaldi, Vinícola Casa Rica e Casa Rica Ristorante, Casa do Artesão, Armazen Art, Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahu­de, Igreja Matriz São Pedro, Memorial Gino Ferri, Parque Dália e Memorial Cosuel.

– Roteiro Turístico Delícias da Colônia: O Roteiro Delí­cias da Colônia oferece um tour pela cidade de Estrela, Recanto do Avestruz, Alambi­que Berwanger, restaurantes, Sirlei Chocolates, Colinas, Casa do Artesanato e Pro­dutos Coloniais, Estação de Trem com Café da Colônia, Cactário Horst, Convento São Boaventura.

– Roteiro Turístico Taquari Açoriana: Passa por Santuário Assunção, Igreja matriz, Jornal O Taquaryense, Lagoa Armê­nia, Casa Costa e Silva, Casa do Artesão, Gastronomia.

– Tour Lajeado: Casa de Cul­tura, Igreja Santo Inácio, Ciclo­via e Belvedere do Rio Taquari, Parque Professor Theobaldo Dick,, Parque do Engenho, Jar­dim Botânico, Parque Histórico.

Acompanhe
nossas
redes sociais