Falta sinalização no viaduto da ERS-130

Você

Falta sinalização no viaduto da ERS-130

Obra realizada sem licitação está incompleta e coloca os motoristas em risco

Por

A falta de licitação para a pavimentação asfál­tica da rua Epitácio Pessoa segue trazendo problemas para a administra­ção municipal. Parte do trecho de 459,5 metros de comprimen­to está sem sinalização, mesmo após a inauguração da obra com presença do governador Tarso Genro. Um novo processo licitatório será realizado para finalizar a pintura de faixas e colocação de placas.

vO principal problema está no entroncamento da rua com a Av. Amazonas. Não há demarcação de faixas e placas indicando as preferenciais. Veículos e moto­ristas contam com a sorte para evitar acidentes. O Departamen­to de Trânsito de Lajeado admi­te o problema. “Não deveria ser inaugurada antes de estar tudo pronto”, diz o diretor interino, José Gabriel Becker.

Moradores próximos confir­mam o problema. Gerson Siquei­ra reside no bairro Universitário e utiliza o viaduto para ir ao trabalho. “É muito confuso e pe­rigoso. Uma simples pintura de faixa melhoraria.”

Outro trecho confuso é a sa­ída lateral pela rua Juscelino Kubitschek. A via deveria ser de mão única no sentido Arroio do Meio – Lajeado. Mas ela segue em mão dupla, sendo que mui­tos motoristas trafegam na con­tramão para acessar o trajeto e cruzar por baixo do viaduto.

Responsável pela Secretaria de Obras (Sosur), Ernani Bourscheid não soube falar sobre os proble­mas. Segundo o responsável pelo setor de compras da Sosur, Cas­siano Jung, um novo edital de li­citação será feito para concluir a sinalização daquele trecho. “Em breve, a situação será resolvida.”

Ele informa, ainda, que o processo licitatório para as­faltamento de outro trecho da rua Epitácio Pessoa, entre a Av. Amazonas e a ERS-130, foi reali­zado. A Construtora Giovanella foi a vencedora.

Entenda melhor o problema

No dia 27 de março foi publicado o edital de convocação, enquanto a abertura dos envelopes ocorreu no dia 11 de abril. Uma semana depois, a obra estava quase pronta, sem que houvesse vence­dor. O poder público não havia autorizado o início dos serviços ou tampou­co penhorado o valor do pagamento.

O projeto de asfaltamen­to da rua Epitácio Pessoa é orçado em R$ 221 mil e contempla 459,5 metros de comprimento por dez metros de largura. São 4,5 mil metros quadrados de pavimentação. O diretor da Construtora Giovanella, responsável pela execu­ção do serviço, admite a precipitação e o Executivo garante que não pagará pela obra.

Acompanhe
nossas
redes sociais