A direção estadual dos Correios acatou o pedido da comunidade e fornecerá um carteiro ao município. A entrega domiciliar no centro se inicia nos próximos dias.
Um estudo logístico apontou a necessidade do entregador. Havendo carteiro, diminuirão as filas e o trabalho interno, permitindo a realização de serviços como Banco Postal e confecção de CPF, hoje prejudicados.
Enquanto a agência local aguarda pela liberação do profissional, a unidade recebe apoio de equipes que atuam em cidades próximas do município.
Cerca de 120 pessoas vão à agência por dia para retirarem correspondências, gerando filas e acúmulo no serviço do atendente. Em média, 600 cartas são recebidas diariamente.
Diversas pessoas deixaram de retirar suas correspondências nos últimos meses, dobrando o serviço aos atendentes. Se a carta não for retirada no prazo, ela retorna ao remetente.
A direção dos Correios informa que para auxiliar o serviço de entrega, a população deve colocar o número visível nas casas, além de caixa receptora em local de fácil acesso ao carteiro. É importante evitar que o cão de estimação tenha acesso à rua ou à caixa de correspondência.
A reivindicação por um carteiro é feita desde fevereiro, quando um abaixo-assinado foi encaminhado aos Correios. O documento teve apoio da câmara de vereadores, da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc) e da administração municipal.
Anúncio agrada
O morador Nelson Marx, 52, comemora a contratação do entregador. Segundo ele, toda vez que recebe uma correspondência, precisa se deslocar dois quilômetros para retirá-la. “Agora vou receber tudo aqui em casa. É bem mais prático.”
Comerciantes apontam que diversas cartas chegam atrasadas aos responsáveis. “Há municípios menores que o nosso onde tem carteiro. É uma vergonha”, observa Adílson Bourscheidt.
Contato
A população pode entrar em contato com a Central de Atendimento dos Correios pelos telefones 3003 0100 (para capitais e regiões metropolitanas), 0800 725 7282 (para as demais localidades) e 0800 725 0100 para sugestões ou reclamações em todas as localidades.