Organização quer expor no Parque Histórico

Notícia

Organização quer expor no Parque Histórico

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A organização da Expo­vale quer ampliar o número de expositores para esta edição. Uma reunião entre o presidente da feira, José Zagonel, e o Executi­vo ocorre hoje na tentativa de incluir o Parque Histórico como atrativo do evento. As novidades devem ser anunciadas às 19h, no lançamento da feira, no pavi­lhão 4, do Parque do Imigrante.

cA proposta estimula que os vi­sitantes conheçam o Parque His­tórico. “Poucas pessoas, até mes­mo de Lajeado, sabem o que tem naquele espaço.” O local poderá receber expositores e promover segmentos turísticos, como as culinárias alemã e italiana.

Zagonel é cauteloso e trata o assunto apenas como uma in­tenção. Ainda aproveitará o en­contro para saber se o Executivo fará melhorias no espaço do Par­que do Imigrante, possibilitan­do inovações – as quais prefere manter em sigilo.

O resultado da reunião pode influenciar no número de ex­positores. Hoje, cerca de 400 es­tandes estão à disposição dos participantes – 70% vendidos. Zagonel espera ampliar os espa­ços para 450.

Foco da feira

eclamam que a feira está sem foco. Um deles é Antônio Scha­bbach, que coordenou o evento na edição de 1993. Lembra que, na ocasião, o tema era as in­dústrias de alimentos.

Como exemplo cita os eventos de outros municípios, como a Fenachim, em Venâncio Aires, e a Fenavinho, em Caxias do Sul. O primeiro explora a indústria de chimarrão, e o segundo, a produção de vinho na Serra.

Para Schabbach, o evento se tornou uma promoção de sho­ws e entretenimento.

Zagonel reconhece que o mo­delo atual da Expovale não tem um foco definido. A mudança ocorreu devido à variedade de segmentos industriais e de ser­viços disponíveis em Lajeado. Argumenta que, por ser mul­tissetorial, a feira cresceu e se consolidou no Vale do Taquari. “É um evento de negócios e, em 2011, foram fechados cerca de R$ 45 milhões em acordos.” Para este ano, projeta um incre­mento de 10% em negociações.

A feira pode voltar a explorar um segmento. Cita, no caso, o setor de alimentos, o mais for­te de Lajeado. Acredita que isso ocorrerá em menos de dez anos.

Sobre o entretenimento, afirma que esta é uma das propostas que contribuem para o sucesso da feira.

Participação dos municípios

A organização espera manter a tra­dição da Expovale, cedendo espaço para os municípios. Zagonel visita os prefeitos amanhã, em Venâncio Aires, onde ocorre a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari. To­dos serão convidados a participar.

Os espaços estão indefinido. O presidente aguarda a confirmação dos prefeitos para estabeler o local onde ficarão expostos os poten­ciais econômicos e turísticos de cada cidade.

Zagonel sugere aos prefeitos que façam uma comitiva com algumas empresas locais, caso tenham dificuldade para com­prar o espaço.

A Expovale será re­alizada entre os dias 9 e 18 de novem­bro.

Acompanhe
nossas
redes sociais