MP libera resultado de provas

Notícia

MP libera resultado de provas

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O gabarito das provas do concurso público realizado no muni­cípio foi divulgado nesta sexta-feira. Depois de ter toda a documentação recolhida para análise, a empresa organi­zadora, Energia Essencial, con­seguiu autorização do Ministé­rio Público (MP).

A promotora Karina Mario­ti, que cuida do caso, informa que todo o material permane­ce sendo investigado pelo MP. “Tudo foi fotocopiado e está em análise. Se houver alguma contestação ou advertência, teremos os documentos das respostas e confrontaremos com os resultados.”

kA empresa responsável pelo concurso ainda teve todo ma­terial da sede, em Porto Ale­gre, recolhido para averigua­ção, inclusive notebooks, HD’s e documentações. Nada foi devolvido até agora, apenas entregue cópia do material necessário para a empresa dar seguimento ao concurso.

“Não há nenhuma medida no momento para suspender ou anular o concurso”, conclui Ka­rina. Os candidatos têm o direi­to de participar de uma seleção transparente e, mediante de­núncias, o MP deve fiscalizar.

Participantes do concurso pú­blico estavam apreensivos pela demora nos resultados. Foram 1.032 inscritos para os 11 car­gos disputados. O encantaden­se Carlos Renato Menezes Cata­lan, 40, concorreu para agente administrativo e auxiliar. Em busca de estabilidade e melhor remuneração, Catalan se sentiu frustrado com a demora e sus­peita de irregularidades.

A candidata Eliane Klanovicz, 23, aguardava o cancelamento do concurso. Cita problemas como questões repetidas na mesma prova.

Algumas pessoas desistiram das provas influenciadas pelas denúncias de irregularidades. Uma delas foi Paulo Cezar Go­mes, de Muçum. Ele se sentiu prejudicado e preferiu pedir seu dinheiro de volta. Ao todo, 864 pessoas não comparece­ram aos testes.

Onze cargos estiveram em disputa: agente administrati­vo, auxiliar de agente admi­nistrativo, assistente social, fiscal, médico psiquiatra, mo­torista, nutricionista, opera­dor de máquina, operário espe­cializado, psicólogo e agentes comunitários.

O gabarito pode ser acessado pelo site www.encantado-rs.com.br A prova de títulos para os cargos de médico psiquiatra, psicólogo, nutricionista e as­sistente social ocorre nos dias 26 e 27. O teste prático para os aprovados no concurso para motorista, operador de máqui­na e operário especializado está marcado para o dia 6 de maio.

Município e empresa se defendem

Conforme o secretário de Ad­ministração, Airto Gomes, o concurso ocorreu dentro da nor­malidade. Diz que o município solicitou a análise do MP devido às acusações de vereadores e às dúvidas sobre a seriedade da em­presa responsável pelo concurso Energia Essencial, de Porto Ale­gre. “Todos os quesitos exigidos pelo edital do concurso foram cumpridos pelo município.”

O proprietário da Energia Es­sencial, Carlos Gilberto Santos nega a existência de problemas semelhantes em outro município e discorda de possíveis irregulari­dades. Para ele, não passa de uma denúncia absurda e caluniosa.

Suspeitas foram apontadas antes do concurso

No início de março, o vereador Everaldo Delazeri (PMDB) apre­sentou um documento sobre suspeita de ir­regularidades contra a empresa organi­zadora do concurso. De acordo com docu­mentos de populares, havia dados de que outro processo reali­zado pela empresa, em Itati, resultou na prisão do secretário da Administração de­vido à alteração de provas.

Acompanhe
nossas
redes sociais