O gabarito das provas do concurso público realizado no município foi divulgado nesta sexta-feira. Depois de ter toda a documentação recolhida para análise, a empresa organizadora, Energia Essencial, conseguiu autorização do Ministério Público (MP).
A promotora Karina Marioti, que cuida do caso, informa que todo o material permanece sendo investigado pelo MP. “Tudo foi fotocopiado e está em análise. Se houver alguma contestação ou advertência, teremos os documentos das respostas e confrontaremos com os resultados.”
A empresa responsável pelo concurso ainda teve todo material da sede, em Porto Alegre, recolhido para averiguação, inclusive notebooks, HD’s e documentações. Nada foi devolvido até agora, apenas entregue cópia do material necessário para a empresa dar seguimento ao concurso.
“Não há nenhuma medida no momento para suspender ou anular o concurso”, conclui Karina. Os candidatos têm o direito de participar de uma seleção transparente e, mediante denúncias, o MP deve fiscalizar.
Participantes do concurso público estavam apreensivos pela demora nos resultados. Foram 1.032 inscritos para os 11 cargos disputados. O encantadense Carlos Renato Menezes Catalan, 40, concorreu para agente administrativo e auxiliar. Em busca de estabilidade e melhor remuneração, Catalan se sentiu frustrado com a demora e suspeita de irregularidades.
A candidata Eliane Klanovicz, 23, aguardava o cancelamento do concurso. Cita problemas como questões repetidas na mesma prova.
Algumas pessoas desistiram das provas influenciadas pelas denúncias de irregularidades. Uma delas foi Paulo Cezar Gomes, de Muçum. Ele se sentiu prejudicado e preferiu pedir seu dinheiro de volta. Ao todo, 864 pessoas não compareceram aos testes.
Onze cargos estiveram em disputa: agente administrativo, auxiliar de agente administrativo, assistente social, fiscal, médico psiquiatra, motorista, nutricionista, operador de máquina, operário especializado, psicólogo e agentes comunitários.
O gabarito pode ser acessado pelo site www.encantado-rs.com.br A prova de títulos para os cargos de médico psiquiatra, psicólogo, nutricionista e assistente social ocorre nos dias 26 e 27. O teste prático para os aprovados no concurso para motorista, operador de máquina e operário especializado está marcado para o dia 6 de maio.
Município e empresa se defendem
Conforme o secretário de Administração, Airto Gomes, o concurso ocorreu dentro da normalidade. Diz que o município solicitou a análise do MP devido às acusações de vereadores e às dúvidas sobre a seriedade da empresa responsável pelo concurso Energia Essencial, de Porto Alegre. “Todos os quesitos exigidos pelo edital do concurso foram cumpridos pelo município.”
O proprietário da Energia Essencial, Carlos Gilberto Santos nega a existência de problemas semelhantes em outro município e discorda de possíveis irregularidades. Para ele, não passa de uma denúncia absurda e caluniosa.
Suspeitas foram apontadas antes do concurso
No início de março, o vereador Everaldo Delazeri (PMDB) apresentou um documento sobre suspeita de irregularidades contra a empresa organizadora do concurso. De acordo com documentos de populares, havia dados de que outro processo realizado pela empresa, em Itati, resultou na prisão do secretário da Administração devido à alteração de provas.