Região está distante da Copa

Notícia

Região está distante da Copa

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A visita do Comitê Gestor da Copa do Mundo no sábado trouxe poucas esperanças para a principal cidade do Vale do Taquari, que busca ser uma das subsedes em 2014.

O secretário estadual de esporte, Kalil Sehbe, não repassou detalhes sobre a vistoria realizada pela Fede­ração Internacional de Futebol (Fifa) em janeiro deste ano, e poucos repre­sentantes de entidades comparece­ram ao encontro.

Este foi a terceira reunião en­volvendo lideranças regionais e o Comitê Gestor da Copa do Mundo no estado. A primeira ocorreu em novembro de 2009, com a presença do então secretário extraordinário da Copa, Paulo Odone. Desde então, uma série de promessas e projetos de articulação foram anunciados. Pouco foi concretizado.

cEm agosto de 2010, Lajeado ofi­cializou sua candidatura para ser centro de treinamento para a Copa. Um mês depois, represen­tantes de várias entidades anun­ciaram a criação de um Comitê Regional, com o propósito de tra­zer uma seleção nacional para se hospedar na região.

Entre os proponentes estiveram a Câmara de Indústria e Comércio – Vale do Taquari (CIC-VT), a Asso­ciação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), a Associação dos Municípios de Turismo (Amturva­les), o Conselho de Desenvolvimen­to (Codevat) e a administração municipal de Lajeado.

Na época, o então presidente da Amturvales, Ronaldo Zarpellon, chegou a divulgar o nome de Hans Saapkan como gerente executivo do comitê. Zarpellon também anun­ciou que a prefeitura havia oferecido uma sala dentro do Parque Histórico para as reuniões do grupo.

Hoje, na presidência da Asso­ciação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), ele admite que tudo ficou no papel. “Nada disso acon­teceu, e não sei dizer a razão. Mas estamos tentando reiniciar estas articulações.” Sobre as carências da região apresentadas no pri­meiro encontro em 2009, apenas a construção do novo estádio do Lajeadense foi concluído.

Líderes distantes de uma articulação

A divulgação da Copa no Brasil ocorreu em maio de 2009. O pre­sidente da CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck, admite o atraso do Vale do Taquari e culpa a troca de diretoria da Amturvales pela inoperância do Comitê Regional. “A nova diretoria não vê a Copa como prioridade. Te­remos de começar do zero.”

Heineck informa que o comitê está formado, mas precisa ser reestrutu­rado. O nome de Hans Saapkan para gerente executivo será revisto. Cogi­ta-se Everton Giovanella, atual vice-presidente do Alviazul e com passa­gens pelo futebol espanhol, para ser o “garoto propaganda” da região. “Ele poderá abrir portas na Europa.” Um fundo regional deverá ser criado para custear os trabalhos.

Ele diz que a intenção é buscar re­cursos federais destinados às áreas da segurança, infra­estrutura, capaci­tação profissional e saúde. Segundo ele, existem cifras dispo­níveis para projetos envolvendo o evento esportivo mundial. A vinda de uma seleção internacional não é vista como prio­ridade. “Precisamos nos focar nos le­gados deixados pela Copa. E buscar atrair turistas e investidores.”

Segundo pesquisas, em torno de 60% dos estrangeiros sequer assis­tem aos jogos. “Eles procuram viajar pelo país sede. Foi assim em copas anteriores.” Ausente no encontro de sábado, o presi­dente da Amtur­vales, Vanildo Roman, classifica a visita do Comitê Gestor como uma ação política do governo munici­pal. Questionado sobre a comissão regional formada em 2010, desconhece as razões de sua ineficácia. “Isso é preciso per­guntar para os organizadores.”

Roman comenta que a associação trabalha na qualificação de guias e agentes de turismo, e também na confecção de um material de divul­gação envolvendo todos os roteiros turísticos do Vale. “Estamos pensan­do só nos turistas que podem vir. Não acredito que uma seleção esco­lherá a região para se instalar.”

Para o secretário municipal de governo, Isidoro Fornari, é preciso formalizar as articulações, mas ape­nas após a divulgação dos relatórios das vistorias envolvendo Vale do Ta­quari e demais regiões. “Precisamos descobrir nossas carências em rela­ção a outras cidades. Só depois disso devemos pensar em criar despesas com executivos.”

Governo estadual não trouxe novidades

Coordenado pelo executi­vo Maurício Santos, o Comitê Gestor da Copa no Estado não apresentou novidades. Sobre a vistoria de janeiro desse ano, o responsável pela gestão dos es­tádios da copa, Ricardo Nunes, afirma que o relatório está em fase de conclusão. “Realizamos o mesmo processo em outras 21 cidades, por isso a demora. To­das estarão em um dossiê que será entregue à Fifa.”

Conforme o secretário Kalil, a Fifa deve credenciar cerca de 100 municípios em todo o Brasil. No estado, serão 22. Mas ele faz um alerta. Apesar da movimen­tação e do dossiê, a escolha in­depende do governo estadual e até mesmo da Fifa. “Quem esco­lhe são as próprias delegações.” Segundo ele, os investimentos podem servir também para atrair turistas e atletas durante as olimpíadas que ocorrem em 2016 no Brasil.

A única informação nova di­vulgada pelo comitê é a possibili­dade de realizar festas temáticas em diferentes cidades durante a copa, com a transmissão dos jo­gos do Brasil em telões. Lajeado estaria apto para receber este evento. Na próxima sexta-feira, o assunto será debatido durante um seminário em Vitória, no Es­pírito Santo. O secretário de go­verno de Lajeado, Isidoro Fornari deverá participar.

Divulgado novo investimento hoteleiro

Um dos principais requisitos para ser subsede é a presença de um hotel com, no mínimo, 55 quartos. No sábado um gru­po de investidores anunciou a construção de um hotel cinco estrelas próximo da Arena Al­viazul, no bairro Floresta.

Segundo o empresário Fer­nandes Merlin, serão R$ 60 mi­lhões investidos em uma área de 63 mil metros quadrados – sendo 43 de área construída. Além do hotel com 120 quar­tos, haverá 80 flats e aparta­mentos residenciais com 200 metros quadrados cada.

A obra terá recursos do Ban­co de Desenvolvimento Regio­nal (BRDE), e deve gerar cerca de 80 empregos diretos. Depois de pronto, o hotel terá mais de 200 funcionários. Além de Merlin, também investem no local os empresários Denis Ba­cigliere e Ronaldo Zarpellon. O Hotel Weiand também está adequado com seus 66 quar­tos. Ambos os empreendi­mentos precisam se inscrever ainda este ano para serem credenciados pela Fifa.

Carências divulgadas em 2009

Situação atual

Construção Arena Alviazul

Concluída

Duplicação da BR-386

Inacabada

Reforma aeródromo de Estrela

Inacabada

Ampliação da rede hoteleira e gastronômica

Não foi iniciada

Capacitação pessoal

Não foi iniciada

Melhorias nos principais acessos viários da região

Inacabada

Investimentos nas áreas de segurança e saúde

Não foi iniciada

Interligação das atuais rotas turísticas

Inacabada

Acompanhe
nossas
redes sociais