Estado exige nova concessão para 22 rodoviárias do Vale

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Estado exige nova concessão para 22 rodoviárias do Vale

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O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) encaminha esta semana o novo edital de licitação para o controle da rodoviária de Lajeado. Até o fim de março, outras 21 estações da re­gião que renovaram seus contratos sem processo licitatório passam pelo mesmo procedimento.

As propostas serão enviadas para a Cen­tral de Licitações do estado. A expectativa é que em 60 dias sejam colocadas à disposição de interessados. Proprietária da concessão em Lajeado desde 1977, a empresa Noll & Cia Ltda. poderá perder o controle sobre a venda de passagens. Ela foi renovada sem licitação em 1994, e o contrato vigente com o estado se encerra em junho de 2014.a

A direção garante que participará da nova licitação e caso perca a gerência bus­cará uma indenização próxima de R$ 5 milhões. Outras rodoviárias consideradas de 1º Categoria (ver box) devem pedir va­lores semelhantes.

Conforme o diretor da empresa, Nelson Noll, as indenizações são resultado de in­vestimentos fora do contrato; gratuida­des na compra de passagens; impostos que foram alterados sem estarem previs­tos no contrato; e pouca fiscalização do transporte clandestino, e do embarque de passageiros a menos de 1,5 mil metros das estações. “Além disso, existem outras questões internas.”

Como os editais padrões já lançados não especificam essas indenizações, as conces­sionárias ameaçam acionar a Justiça e co­brar os valores do governo do estado. “Eles dizem que não temos nada a receber, mas discordamos”, reforça. “No fim, como se trata de dinheiro público, quem vai pagar a conta será a própria população.”

Segundo Noll, o Sindicato de Agências e Estações de Rodoviárias no Estado do Rio Grande do Sul (SAERRGS) sugere que o edital exija dos novos proprietários das concessões os valores devidos. A mesma sugestão parte da AGERGS. “A lei diz que é preciso analisar os últimos 20 anos da con­cessão para calcular o passivo. E isto pre­cisa ser feito dois anos antes de um novo processo de licitação.”

Movimentação é de 40 mil usuários por mês

O movimento na rodoviária de Lajeado é de 40 mil passageiros por mês. O número foi maior, che­gando a uma movimentação de até 50 mil usuários mensais. Faci­lidades na compra de veículos e in­dependência de alguns municípios são razões citadas por Noll para a diminução.

Segundo o diretor, a empresa re­cebe 11% do valor das passagens vendidas. O restante fica com as empresas de transporte público. Outros 15% dos valores das enco­mendas também pertencem à con­cessionária, assim como o aluguel das lojas e lancheria.

A rodoviária está instalada em uma área de 6,8 mil metros qua­drados e conta com 21 boxes. São 13 empresas intermunicipais e seis interestaduais atuando no local.

Como o atual prédio da rodoviá­ria pertence à concessionária, um novo ponto precisa ser construí­do, caso a Noll & Cia Ltda. perca a concessão. Segundo informações extraoficiais, a atual estrutura do UnicShopping é sondada, assim como o antigo complexo da Weiand Veículos Ford, ambos localizados à beira da BR-386.

Demais municípios na mesma situação

Conforme o Daer, todos os postos de vendas de passagem licitados antes de 1988 devem passar por novo edital de licitação.

No Vale do Taquari, se­rão 22 rodoviárias. Ape­nas Arvorezinha não se enquadra. As estações de Estrela e Encantado, con­sideradas de 2ª Categoria, possuem concessões com mais de 30 anos e preci­sam renovar.

Segundo o administra­dor da rodoviária estre­lense, Rodrigo Rammin­ger, a diretoria entrará no processo licitatório mesmo não concordando com a atitude do gover­no. “Eles se omitiram du­rante mais de 20 anos, e agora poderão arcar com indenizações milioná­rias.”

Responsável pela es­tação de Encantado, Fá­bio Fiel acredita que sua empresa vencerá a nova licitação por contar com toda estrutura necessá­ria. “Concordo com a re­novação, mas é preciso analisar os prejuízos para os antigos proprietários.” O mesmo ocorre com ro­doviárias da 3ª Categoria, como Teutônia, Arroio do Meio e Bom Retiro do Sul.

Integrante da diretoria da SAERRGS, Nelson Noll comenta que as rodo­viárias da 4ª Categoria passam por dificuldades, e que precisam de maior acompanhamento por parte do Estado.

Segundo ele, um Plano Diretor elaborado pelo sindicato tentará recupe­rar estas empresas e ins­talar postos de venda de passagens em municípios como Santa Clara do Sul, Sério, Canudos do Vale e Forquetinha.

Entenda melhor o caso

A abertura de processo licitatório é decor­rente da investigação sobre irregularidades no Daer. Foi constatado que 86% das rodoviárias estão com contratos vencidos, ou foram pror­rogados sem licitação. Segundo o governo do estado, o fato contraria a legislação, mesmo que ainda inexista lei definindo os critérios de renovação. Das 325 instaladas no estado, 280 serão licitadas até dia 31 de março.

Nesta semana, além da rodoviária de Laje­ado, serão encaminhados novos editais para os municípios de Bento Gonçalves, Canela, Bagé, Santana do Livramento, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Guaíba, Carazinho, Osório, Guaporé, Palmei­ra das Missões, Lagoa Vermelha, Encruzilha­da do Sul, São Lourenço do Sul, Cachoeira do Sul, Camaquã e Ijuí.

Satisfação dos clientes atinge 75%

Uma pesquisa realizada pela Agên­cia Estadual de Regulação dos Servi­ços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) realizou uma pesqui­sa com 2,1 mil usuários, tendo como objetivo avaliar os serviços prestados pelas estações rodoviárias do estado. O índice de satisfação geral detectado foi de 75% entre os entrevistados.

Segundo a Saerrgs, desde setembro de 2011, as estações de 1ª Catego­ria iniciaram a capacitação de seus gerentes pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Para este ano, a ideia do sindicato é expandir os serviços para as demais categorias.

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