Vereadores da oposição decidem hoje, ao meio-dia, quem os representará como candidato à presidência do Legislativo. A disputa é entre Rui Olibio Reinke, o Adriel, (PSDB) e Eloede Conzatti (PT).
Na semana passada, o nome cogitado era o de Antônio de Castro Schefer (PTB), que completa em 2012 seu quarto mandato na casa legislativa. Houve mudanças depois de uma reunião entre os partidos.
O PMDB e o PTB apoiarão o PSDB na indicação de Adriel e o PT sugeriu Eloede. A chapa dos tucanos está formada por Adriel como presidente, Delmar Portz como vice-presidente e Hugo Luis Vanzin (PMDB) como secretário.
Os tucanos decidiram em reunião que Portz votará com Adriel. Há 15 dias seu nome era cogitado para presidência, mas conforme o presidente do PMDB, Censo Cervi, as indefinições nas votações das sessões mudaram esse quadro. “Não sabíamos mais se ele era da situação ou oposição.”
Eloede diz que quer assumir a cadeira da presidência, mas aceitará as decisões do partido. O presidente do PSDB, Marco Kopp alega que as negociações seguem até o último momento e que quando houver definição todos os vereadores da oposição se unirão.
Há pelo menos 16 anos a oposição não assume a presidência da casa legislativa. Agora, com a maioria, tem disputa entre os partidos para decidir quem comanda a casa.