Em dez anos, a frota de veículos no município duplicou. De 10 mil passou para mais de 20 mil. Com o aumento, vagas de estacionamento ficaram escassas. Motoristas reclamam da falta de espaço, em especial no centro e em ruas próximas. Em frente de lojas e agência bancárias é difícil estacionar.
Com uma população aproximada de 32 mil, o município tem uma média de 0,6 veículo por habitante – segundo dados do Sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores.
Os locais com maior tráfego se concentram nas ruas Júlio de Castilhos, Tiradentes e Fernando Abott. Criar novos pontos é inviável. Hoje são cerca de 1,5 mil vagas para carros e motocicletas nas três ruas.
Segundo o diretor do Departamento de Trânsito Municipal (Detram), Laone Heiermann, a administração municipal desenvolve um projeto para implantar o sistema rotativo em 2012. A experiência será implantada em duas quadras próximas à Praça Menna Barreto.
O estacionamento será gratuito, mas não está descartada a cobrança. “Queremos evitar que as pessoas deixem os veículos no mesmo lugar durante todo o dia.”
Para motoristas que precisam ir ao centro, a falta de lugar para estacionar irrita. O aposentado Marno Fangmeier, morador do bairro Oriental, diz que quando precisa ir ao banco tem de deixar o carro mais longe.
Na opinião de Miriam Guimarães, falta transporte coletivo. “Assim não precisaríamos vir ao centro de carro”. Ela teme a instalação do sistema rotativo devido aos custos.
Conscientização
O Detram e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) querem conscientizar lojistas e trabalhadores do comércio para deixar os veículos estacionados em ruas paralelas, liberando as vagas para os clientes.
Conforme o presidente da CDL, Israel Scheibel, a falta de vagas representa prejuízo às lojas. Favorável ao sistema rotativo, ele diz que foram feitos contatos com os comerciantes para tentar mudar a situação.
De acordo com levantamento do Detram, nas três ruas principais circulam, em média, 7 mil veículos por dia.
Demarcação de vagas
No primeiro semestre deste ano, a administração investiu R$ 16 mil para demarcar áreas de estacionamento.
Com uma dimensão máxima de cinco metros para cada veículo, estima-se que houve 30% de aumento nas vagas. De acordo com Heiermann, a limitação do espaço faz com que o Executivo tenha de investir na demarcação de outros locais para o estacionamento.