Três dias depois do anúncio da dobradinha Ito Lanius (PMDB) e Daniel Fontana como pré-candidatos à prefeitura para 2012, o plano da coligação formada por oito partidos pode ser inviabilizado. Fontana não aparece na lista do PC do B divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.
A informação surpreendeu alguns líderes políticos da recém-formada coligação. O presidente municipal do PV, André Kielling desconhecia o fato. Ele acredita que houve uma falha do TSE no momento de elaborar a planilha. “Para mim, ele estava filiado desde o início.”
A opinião é compartilhada pelo presidente do PSD, Vitor Gerhardt, o Kokynho. Ele desconhecia o fato, mas afirma que os dados disponibilizados na internet pelo TSE não são confiáveis e argumenta que passou por situações semelhantes em anos anteriores.
Em um dos casos, pessoas saíram do PSDB – legenda que fazia parte até outubro deste ano –, mas os nomes permaneciam na lista.
O político salienta que o erro só foi corrigido depois que o cartório da 29ª Zona Eleitoral verificou o registro manual e constatou a falha. “Esta informação (da não filiação) não me parece ser oficial.”
Lanius é um dos que sabia da situação de Fontana. Segundo ele, há outros casos em que as filiações feitas até 7 de outubro não foram registradas pelo TSE e acredita que a lista está desatualizada.
Fontana X TSE
Fontana contrapõe o TSE. Ele afirma que está filiado ao PC do B desde 26 de setembro, conforme o sistema. O registro foi feito no Cartório Eleitoral de Lajeado. Outros oito nomes na lista da sigla não constam na lista do tribunal.
Uma das funcionárias da corregedoria do TSE, Márcia Pontes, analisou o documento. Segundo ela, a relação encaminhada é interna, elaborada pelo PC do B, ainda não processada pela Justiça Eleitoral.
Ela afirma que, se a relação for submetida ao tribunal pela internet, os dados deverão ser atualizados apenas em abril. Confirmando-se a data de filiação antes de 7 de outubro, Fontana poderá concorrer. Márcia ressalta que não houve falha no sistema do TSE, mas, sim, de encaminhamento por parte do PC do B.
“Estou à disposição do partido paraconcorrer como vice”
O líder do PTB nas negociações com a coligação, Antonio Schefer, era outro que não sabia da situação de Fontana. Mesmo alegando não se manifestar antes de ter um conhecimento oficial, se ofereceu para a coligação. “Estou à disposição do partido para concorrer como vice”.
Ele acredita que terá chances de conquistar mais votos por estar próximo de diversas comunidades lajeadenses, em especial as mais carentes.
Quem será o vice-prefeito não importa para o PSD. Kokynho ressalta que só aceitou participar da coligação devido a Lanius, com quem trabalhou na época em que ambos estavam no PSDB. “Também acreditamos que o PT pode vir (para a composição).”