Para ir até o bairro Conventos é preciso atravessar a BR-386. Essa travessia hoje é feita sem rótula ou semáforo, o que causa riscos aos motoristas e pedestres.
Há mais de dez anos moradores fazem mobilizações e pedem soluções ao governo federal. A mais recente é um abaixo-assinado.
O documento foi elaborado por moradores dos bairros Olarias, Centenário, Imigrante, Bom Pastor e Conventos, de Lajeado, e tem a adesão das comunidades de Forquetinha, Sério, Canudos do Vale e Boqueirão do Leão. Eles pretendem juntar mais de duas mil assinaturas até o fim do mês.
Segundo o vereador Círio Schneider (PP), que está à frente das negociações, nos horários de pico motoristas aguardam mais de 30 minutos para conseguir atravessar a rodovia.
A prefeita Carmem Regina Pereira Cardoso e o secretário de Obras de Lajeado, Mozart Lopes estiveram ontem em Porto Alegre para negociar com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) pagamentos e prazos para a execução de um túnel na localidade.
Lopes diz que durante um ano uma empresa contratada pelo município elaborou um projeto para construir uma passagem subterrânea, ligando o bairro Centenário ao Bom Pastor.
O projeto também será entregue ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). A obra está orçada em R$ 4 milhões e deverá ser custeada pelo governo federal.
A construção servirá para amenizar o problema da passagem irregular de veículos sobre a pista naquele ponto. No local acontecem acidentes de trânsito e atropelamentos com frequência.
O pedreiro Júlio César da Rosa, 40, reside no bairro Bom Pastor há 26 anos. Ele ressalta que perdeu a conta de quantos acidentes aconteceram nos últimos tempos. Rosa diz que há cerca de um mês, um casal que estava em uma bicicleta atravessava a rodovia quando foi atropelado. O homem morreu. “É horrível morar aqui por isso. Não temos a certeza se chegaremos em casa no fim do dia.”
Rosa enfatiza que medidas urgentes devem ser tomadas antes que mais mortes aconteçam. Ele espera que se caso alguma obra inicie, que seja concluída dentro do prazo estipulado. “Não queremos que aconteça como a construção do túnel na ERS-130, que só piorou a situação.”
Como será a obra
Serão pavimentadas as ruas Carlos Gomes, do Centenário, e a Zeno Schmatz, do Bom Pastor. Elas receberão o fluxo do túnel. As ruas Nilo Cardoso e Erly Bach, no parque industrial do Centenário, também foram asfaltadas, com projeções para essa obra.
O governo municipal gastou R$ 43 mil na elaboração do projeto. Ele é composto por parte técnica, estudo de solo e parte estrutural. O secretário justifica que planos de obras maiores custam de 1% a 3% o valor total. O material será doado ao governo federal por meio de um termo oficial assinado pela prefeita. Lopes acredita que a obra poderá ser executada em 2012.
A estrutura do túnel será adaptada a receber a duplicação mais tarde. Nele poderão passar veículos leves e pesados, ciclistas e pedestres. Serão 13 metros de largura de pista, dois metros de ciclovia, dois metros de calçada e um metro de canteiro.