Alunos participam de ações contra a dengue

Notícia

Alunos participam de ações contra a dengue

Por

Cerca de 40 alunos de 4ª e 5ª série da Escola Municipal São Bento participaram de uma aula diferente na tarde de on­tem. Acompanhados da agente epidemiológica Jane Delazzeri, eles aprenderam um pouco sobre os perigos da dengue e como pre­venir a proliferação do mosquito transmissor.

Após uma breve explanação em sala de aula, o grupo de alu­nos visitou o cemitério católico em frente da escola, onde visto­riaram dezenas de vasos à procu­ra de larvas do mosquito. Pouca coisa foi encontrada. “É sinal de que atividades de prevenção sur­tiram efeito na comunidade”, avalia Jane. a

A agente comenta que o tra­balho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde. A ação faz parte da Semana de Prevenção a Dengue, que vai até amanhã. Desde 2004, quando a Sesa iniciou os serviços de educação ambiental contra a proliferação do mosquito, foi diagnosticado apenas um caso da doença na cidade. No país, o número de notificações de casos suspeitos, de janeiro a fevereiro deste ano, foi de 155.613, de acor­do com o Ministério da Saúde.

As alunas Camila Gall e Ke­tlyn de Araújo gostaram da ati­vidade e demonstram empolga­ção com os novos aprendizados. “Vou repassar em minha casa tudo que aprendi hoje.” Entre outras noções, sabem agora que devem preencher os vasos com areia, evitando acúmulo de água parada.

Hoje, será a vez dos alunos da Escola Municipal Vitus André Mörschbächer, no bairro Univer­sitário, e da Escola Nova Viena, no bairro Olarias receberem a equipe da Sesa. Os encontros se iniciam às 13h30min.

Armadilhas contra o mosquita

As equipes da Sesa não se li­mitam apenas ao trabalho de educação ambiental. Também há distribuição de material informa­tivo para comunidade. No domin­go, dia 20, ocorrerá mutirão para esta finalidade no Parque Profes­sor Theobaldo Dick. Conforme dados da Sesa, Lajeado conta hoje com 147 armadilhas e 108 pon­tos estratégicos contra o mosqui­to transmissor da dengue. Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância em Saúde, pelo 3982-1113 e 3982-1114.

Dicas

– Guarde sob abrigo pneus velhos;

-Feche caixas d´água, tonéis e latões;

-Mantenha a piscina trata­da o ano inteiro;

– Coloque areia nos vasos de plantas;

– Guarde garrafas vazias como gargalo para baixo.

Acompanhe
nossas
redes sociais