Os cinco votos contrários ao financiamento de R$ 1 milhão terminaram com a previsão do Executivo em investir no parque poliesportivo neste ano. Na sessão da semana passada, vereadores de oposição consideraram inapropriada a contratação de crédito da Agência de Fomento da Caixa Estadual (Caixa/RS).
Na opinião deles, o pagamento das parcelas poderia comprometer o exercício das próximas administrações municipais. Para o prefeito Rudimar Müller, a decisão quer prejudicar o governo, visando às próximas eleições. “A rejeição do financiamento tem caráter político.”
Um dos opositores, o vereador Ubirajara Marques (PP) ressalta que são necessários investimentos em saúde. “O empréstimo endividaria o município.”
Mesmo alegando respeito à decisão do Legislativo, Müller contesta a informação de que a população é contra o investimento. Segundo ele, as reuniões para elaboração do Plano Diretor mostraram o inverso. “Era uma melhoria esperada pelos cidadãos.”
A realização da consulta à população também está descartada. Segundo o prefeito, falta tempo hábil para realizar um plebiscito. Pela lei, projeto rejeitado só pode retornar à pauta do Legislativo no ano seguinte.
Saiba mais
19 de outubro. Executivo enviou o projeto. Valdori da Silva (PDT) pediu mais tempo para análise.
7 de novembro. Engenheiros da administração municipal e a secretária de Planejamento, Adriane Schossler apresentaram o projeto aos parlamentares.
9 de novembro. Projeto foi rejeitado. Cinco vereadores foram contrários ao empréstimo