Concurso atrai candidatos de quatro estados

Notícia

Concurso atrai candidatos de quatro estados

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A prova do concurso público que oferece 20 vagas em diversos setores da administração municipal (veja boxe) será aplicada no domingo, a partir das 8h30min, na Univates. Houve quem veio de longe em busca das vantagens de um cargo público.

Há candidatos de Florianópolis, Imbituba, Lages e Xaxim, em Santa Catarina, de Londrina e Maringá, no Paraná. Dois são de Recife, no Pernambuco.

A administradora da empresa que aplica as provas, Elena Gargaro diz que é comum que pessoas de diversos pontos do país se inscrevam em concursos nas administrações municipais. “Quem não procura um emprego desses?”, questiona. “Os salários são competitivos com os das maiores cidades.”

Um dos princípios que deve ser respeitado é o da publicidade, que faz com que eles sejam noticiados em diversas publicações brasileiras e por meio da internet. O prazo de aplicação das provas, correções e recursos judiciais costuma levar entre 120 e 150 dias.

Segundo dados da administração municipal, os empregos que tiveram o maior número de inscritos foram os de auxiliar de administração e professor de Educação Infantil. Ao todo, 56% dos inscritos concorrem a estas vagas. Somando os candidatos de Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e Venâncio Aires, chega-se a 71% do total de inscritos.

Eles devem conferir no site www.objetivas.com/local/3917.php a sala e prédio onde prestarão o concurso. Para ter acesso à informação é necessário informar o número do CPF. Eles disputam cargos de nível Fundamental, Médio e Superior com vencimentos entre R$ 670 e R$ 2,391 mil.

Na hora da disputa, devem tomar cuidado com seu cartão de respostas, ele não pode ser substituído caso haja rasuras. É necessário estar no local com 30 minutos de antecedência, portando documento de identidade original, comprovante de inscrição (boleto bancário quitado) e caneta esferográfica azul ou preta, com ponta grossa.

A estudante de Pedagogia, Emanueli Johann, 21, concorre à vaga de professora de Ensino Fundamental. Mesmo tendo estudado pouco, acredita que tem boas chances de ser aprovada. No concurso para monitor de creche, há um ano, obteve sucesso.

Decidiu abandonar a vaga em função da rotina de estudos e o trabalho em uma escola particular de Lajeado. Torce para que caso seja aprovada a convocação aconteça após a graduação estar concluída, em 2013.

Enquanto investe na carreira e almeja o salário e demais benesses da função pública, divide seus dias em aulas para o Ensino Fundamental durante a manhã e lições particulares em casa e de reforço na escola durante a tarde. “Outro atrativo é que poderia continuar na escola que gosto muito.” O cargo que Emanueli almeja exige seis horas diárias de trabalho.

Vagas e locais da prova

No Prédio 1 farão o teste os candidatos às vagas de eletricista, fiscal de trânsito e dos serviços de transporte urbano, fiscal fazendário, médico veterinário, nutricionista, operador de máquina pesada, operário especializado, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de informática e turismólogo. Os inscritos para os empregos de fonoaudiólogo e os quatro cargos de professor farão a prova no Prédio 3. Candidatos a agente administrativo de saúde, assistente social e auxiliar de administração encaram as provas no Prédio 12.

Acompanhe
nossas
redes sociais