Neste fim de semana, o projeto da administração municipal em promover o turismo regional será discutido durante a realização da 3ª Forquetinha Expofest. O evento ocorre de sexta-feira a domingo, no Parque de Exposições Christoph Bauer e é coordenado pelo Centro de Cultura Alemã.
A economia do município é baseada no setor primário, sendo que 64,69% da arrecadação provém de atividades agrícolas. A diversificação será um dos temas abordados no evento, durante o 2º Seminário Regional do Turismo.
Faltando um dia para o lançamento, os 98 espaços colocados à disposição de empresas e comerciantes foram vendidos. Do total, 63 estandes estão na parte interna e 35 na externa. Empresas locais receberam desconto de R$ 50 no valor e ocuparão 13 espaços.
Segundo a presidente da feira, Marinês Wolfart, são esperados mais de 20 mil visitantes. Para garantir estacionamento serão oferecidas mais de mil vagas. Cerca de 30 pessoas trabalham no parque, incluindo funcionários terceirizados.
A secretária ressalta que uma das vantagens do município em relação a outros é ter um ambiente propício para uma feira. “Não teremos gastos com lonas e estandes, pois temos toda estrutura.”
Ela comenta que em boa parte das feiras há shows estaduais e até nacionais. Na Expofest, essa atividade dará lugar a bailes. Ao todo serão nove bandas, que se apresentarão de forma simultânea em três pistas, durante todo o fim de semana. Visitantes serão recepcionados na BR-386 com música.
O secretário da Administração, Paulo Ströeher adianta que ocorrerão torneios de bolão e eisstocksport. Farão parte do evento: exposições permanentes, como comercial, industrial, agroindustrial, artesanato, parque de diversões, gastronomia, moinho colonial, minimundo e exposição de pequenos animais.
O parque como referência
Valdori Sauter, 50, é funcionário público e responsável pelas obras realizadas no Parque de Exposições Christoph Bauer. Apesar de trabalhar todos os dias no local, não é isto que lhe dá o gosto em frequentá-lo, fora do expediente, com a sua família.
Nas sextas-feiras à noite, ele se reúne com amigos para jogar bolão e eisstocksport. Diz que um ambiente assim era o que faltava no município, e muitas famílias preferem passar o fim de semana no parque em vez de ficarem em suas casas. “Aqui há espaço para diversão e descanso. Toda a comunidade participa.”
O embelezamento de prédios e jardins é feito pela primeira-dama Olinda Richter, 62, desde a primeira realização da feira. Sempre que há algum evento previsto no calendário, dias antes ela está no local, preparando tudo.
Neste ano, ela recebe a ajuda de Rosane Kruger, 44. Juntas, plantam flores a fim de embelezar a área que recepcionará milhares de visitantes. Entre as variedades estão: a alegria de jardim, tagetes, cravinas e três marias.
Apenas no relógio de flores foram plantados mais de mil exemplares. Em todo o parque, são mais de três mil. “Deixamos tudo em ordem para que no dia não haja correria.”
Olinda ressalta que é preciso deixar o ambiente bonito o ano inteiro. Segundo ela, o parque tornou-se uma referência para a comunidade.
Seminário marca o lançamento
Segundo a assessora administrativa e turismóloga Heloísa Martins, no município há diversos atrativos turísticos, mas poucas pessoas se interessam em trabalhar no setor.
Todo apoio ao início da prática turística no município será discutido no 2º Seminário Regional do Turismo, que terá apoio da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), em parceria com o G8. O evento ocorre amanhã a partir das 15h30min, no Salão de Pedras.
Durante a realização do evento, grupos que estiverem previamente agendados farão um roteiro pelo município, com o apoio de guias locais.
Após o seminário será realizado o desfile temático, a partir das 19h. Com grande adesão da comunidade, a atividade será um dos pontos culminantes da feira. Diversas entidades como clubes de mães, escolas, grupos sociais, administração municipal, agroindústrias estão confirmados.