Feriado deixa órgãos de saúde em alerta

Notícia

Feriado deixa órgãos de saúde em alerta

Por

Com os feriados do Dia do Funcionário Públi­co, na sexta-feira, da Reforma Protestante, na segunda, e do Dia de Fina­dos, na quarta, a maioria das repartições públicas munici­pais suspende o atendimento até a quinta-feira. Os hospi­tais da região atendem ape­nas urgências e emergências.

Os postos de saúde, com ex­ceção do localizado no bairro Montanha, em Lajeado, esta­rão fechados. Serviços bási­cos de urgências funcionam parcialmente e devem ser solicitados pelos telefones de plantão.

hemoOs hospitais mantêm os atendimentos e as emergên­cias serão direcionadas ao Hospital Bruno Born (HBB). A equipe formada por profissio­nais de diversas especialida­des se prepara para atender uma demanda acima da mé­dia anual.

A falta de sangue nos esto­ques do Hemovale preocupa a direção da entidade que supre hospitais de 24 cidades da re­gião. Na tarde de quinta-feira, havia 50 bolsas de sangue e os funcionários participavam das doações. Segundo a enfer­meira responsável Cleci Maria Paloschi, o HBB se tornou re­ferência na região para trans­fusões e encontra dificuldade em manter estoque em níveis seguros.

Para suprir o consumo, de­veria dobrar o número diário de 15 a 20 doadores. “Uma de­cisão da Justiça baixou de 18 para 16 anos a idade mínima para o ato de solidariedade”, diz. “Os jovens devem compa­recer acompanhados de um responsável.”

Segundo ela, a situação é crítica e se não houver uma mobilização para estimular doações faltará sangue nos próximos dias.

Na sexta-feira, a entidade localizada no terceiro andar do HBB recebe doações das 7h30min até as 18h, sem fechar ao meio-dia, no sábado o horá­rio de coleta será das 7h30min até o meio-dia e na terça-feira, das 7h30min até as 18h.

As coletas periódicas da equipe da Hemovale em cida­des da região são as soluções encontradas. Segundo a pro­fissional, o volume arrecada­do em Lajeado fica aquém do potencial do município.

A filha do santa-clarense Marcelo Heisler tem seis me­ses e está com uma virose. Em busca de um pediatra no hospital municipal descobriu que o profissional atende nas segundas e quartas feiras.

Em decorrência do feriadão, o atendimento só conseguiria marcar consulta para o dia 7 de novembro. “Tive que levá-la a Lajeado”, diz. “Fico pensando como fazem as pessoas que são prejudicadas por esse tipo de interrupção dos serviços.”

Diferente dos centros de saú­de que interromperão os ser­viços, o comércio terá ponto facultativo. Os supermercados estão liberados para usar mão de obra dos funcionários nos feriados do dia 31 de outubro e 2 de novembro. Quem traba­lhar nestes dias terá direito a receber R$ 49 sem folga, ou R$ 35 mais um dia de folga por dia trabalhado.

Horários de atendimento

Prefeituras

As administrações Municipais de Arroio do Meio, Bom Re­tiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, For­quetinha, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Santa Cla­ra do Sul, Roca Sales, Teutônia e Travesseiro voltam a atender na quinta-feira. Nos demais municípios da região, elas não atendem apenas na quarta-feira. Putinga e Venâncio Aires transferiram a folga do Dia do Funcionalismo Público para 14 de novembro.

Câmaras de vereadores

Em Lajeado, a sessão das câmaras de vereadores, realiza­da nas terças-feiras, foi transferida para quinta-feira, a partir das 17h. Em Estrela, não haverá reunião na próxima sema­na. Em Bom Retiro do Sul, foi transferida para quinta-feira, às 19h. Em Arroio do Meio, a sessão foi transferida para o dia 7 de novembro. Os vereadores de Mato Leitão se reúnem na terça-feira.

Bancos e Órgãos Federais

Nos município onde é feriado na segunda-feira, Dia da Reforma, as agencias bancárias estarão fechadas. Na terça-feira atendimento é normal em todas e na quarta-feira não haverá atendimento. Órgãos Federais como a Previdência Social e a Receita não atendem na quarta-feria.

Postos de Saúde e Hospitais

Os hospitais da região atenderão apenas plantões de ur­gências e emergências. Os Postos de Saúde estarão fecha­dos, com exceção do localizado no bairro Montanha, em Lajeado. O atendimento ocorre no dia 1º de novembro. Nos dias 31 de outubro e 2 de novembro os procedimentos serão deslocados para o HBB.

Mercados

Na segunda e terça-feira, os mercados de bairro tendem a atender no período da manhã. Na segunda e quarta-feira, funcionam apenas a a praça de alimentação e a área de la­zer do Unicshopping. O Roal Master atende na segunda-feira das 8h às 12h e na quarta-feira das 8h às 12h e das 15hs às 18h; Nos dois feriados, a Rede Vivo atende das 7h15min às 13h15min; e o Maxxi Atacado das 9h às 19 horas. Supermer­cados da rede Imec atendem das 8h30min às 21h no centro, Imec São Cristóvão e Estrela II atenderão das 8h30min às 12h30min e das 15h às 20h; Rissul das 9h às 20h. O STR estará fechado nos dois dias.

Transporte público

Nos dias 31 de outubro e 2 de novembro, as rotas e horá­rios de ônibus serão iguais aos do domingo.

FGTAS/Sine Lajeado

O feriado se estende de sexta até a quarta-feira. O atendi­mento normal será retomado na quinta-feira, dia 3 no horá­rio das 8h as 12h, e das 13h as 17h.

Com informações da Rádio Independente

Acompanhe
nossas
redes sociais