Com os feriados do Dia do Funcionário Público, na sexta-feira, da Reforma Protestante, na segunda, e do Dia de Finados, na quarta, a maioria das repartições públicas municipais suspende o atendimento até a quinta-feira. Os hospitais da região atendem apenas urgências e emergências.
Os postos de saúde, com exceção do localizado no bairro Montanha, em Lajeado, estarão fechados. Serviços básicos de urgências funcionam parcialmente e devem ser solicitados pelos telefones de plantão.
Os hospitais mantêm os atendimentos e as emergências serão direcionadas ao Hospital Bruno Born (HBB). A equipe formada por profissionais de diversas especialidades se prepara para atender uma demanda acima da média anual.
A falta de sangue nos estoques do Hemovale preocupa a direção da entidade que supre hospitais de 24 cidades da região. Na tarde de quinta-feira, havia 50 bolsas de sangue e os funcionários participavam das doações. Segundo a enfermeira responsável Cleci Maria Paloschi, o HBB se tornou referência na região para transfusões e encontra dificuldade em manter estoque em níveis seguros.
Para suprir o consumo, deveria dobrar o número diário de 15 a 20 doadores. “Uma decisão da Justiça baixou de 18 para 16 anos a idade mínima para o ato de solidariedade”, diz. “Os jovens devem comparecer acompanhados de um responsável.”
Segundo ela, a situação é crítica e se não houver uma mobilização para estimular doações faltará sangue nos próximos dias.
Na sexta-feira, a entidade localizada no terceiro andar do HBB recebe doações das 7h30min até as 18h, sem fechar ao meio-dia, no sábado o horário de coleta será das 7h30min até o meio-dia e na terça-feira, das 7h30min até as 18h.
As coletas periódicas da equipe da Hemovale em cidades da região são as soluções encontradas. Segundo a profissional, o volume arrecadado em Lajeado fica aquém do potencial do município.
A filha do santa-clarense Marcelo Heisler tem seis meses e está com uma virose. Em busca de um pediatra no hospital municipal descobriu que o profissional atende nas segundas e quartas feiras.
Em decorrência do feriadão, o atendimento só conseguiria marcar consulta para o dia 7 de novembro. “Tive que levá-la a Lajeado”, diz. “Fico pensando como fazem as pessoas que são prejudicadas por esse tipo de interrupção dos serviços.”
Diferente dos centros de saúde que interromperão os serviços, o comércio terá ponto facultativo. Os supermercados estão liberados para usar mão de obra dos funcionários nos feriados do dia 31 de outubro e 2 de novembro. Quem trabalhar nestes dias terá direito a receber R$ 49 sem folga, ou R$ 35 mais um dia de folga por dia trabalhado.
Horários de atendimento
Prefeituras
As administrações Municipais de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Santa Clara do Sul, Roca Sales, Teutônia e Travesseiro voltam a atender na quinta-feira. Nos demais municípios da região, elas não atendem apenas na quarta-feira. Putinga e Venâncio Aires transferiram a folga do Dia do Funcionalismo Público para 14 de novembro.
Câmaras de vereadores
Em Lajeado, a sessão das câmaras de vereadores, realizada nas terças-feiras, foi transferida para quinta-feira, a partir das 17h. Em Estrela, não haverá reunião na próxima semana. Em Bom Retiro do Sul, foi transferida para quinta-feira, às 19h. Em Arroio do Meio, a sessão foi transferida para o dia 7 de novembro. Os vereadores de Mato Leitão se reúnem na terça-feira.
Bancos e Órgãos Federais
Nos município onde é feriado na segunda-feira, Dia da Reforma, as agencias bancárias estarão fechadas. Na terça-feira atendimento é normal em todas e na quarta-feira não haverá atendimento. Órgãos Federais como a Previdência Social e a Receita não atendem na quarta-feria.
Postos de Saúde e Hospitais
Os hospitais da região atenderão apenas plantões de urgências e emergências. Os Postos de Saúde estarão fechados, com exceção do localizado no bairro Montanha, em Lajeado. O atendimento ocorre no dia 1º de novembro. Nos dias 31 de outubro e 2 de novembro os procedimentos serão deslocados para o HBB.
Mercados
Na segunda e terça-feira, os mercados de bairro tendem a atender no período da manhã. Na segunda e quarta-feira, funcionam apenas a a praça de alimentação e a área de lazer do Unicshopping. O Roal Master atende na segunda-feira das 8h às 12h e na quarta-feira das 8h às 12h e das 15hs às 18h; Nos dois feriados, a Rede Vivo atende das 7h15min às 13h15min; e o Maxxi Atacado das 9h às 19 horas. Supermercados da rede Imec atendem das 8h30min às 21h no centro, Imec São Cristóvão e Estrela II atenderão das 8h30min às 12h30min e das 15h às 20h; Rissul das 9h às 20h. O STR estará fechado nos dois dias.
Transporte público
Nos dias 31 de outubro e 2 de novembro, as rotas e horários de ônibus serão iguais aos do domingo.
FGTAS/Sine Lajeado
O feriado se estende de sexta até a quarta-feira. O atendimento normal será retomado na quinta-feira, dia 3 no horário das 8h as 12h, e das 13h as 17h.
Com informações da Rádio Independente