A comissão formada para pleitear a duplicação da ERS-128 (Via Láctea), exigirá ações imediatas à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e à concessionária Sulvias: melhoria da sinalização; construção de rótulas; e a instalação de três lombadas eletrônicas.
O coordenador da comissão, o vice-prefeito Ariberto Magedanz aguarda a confirmação de audiências com o secretário Beto Albuquerque e a diretoria do Daer em Porto Alegre para fazer a cobrança.
Segundo Magedanz, as medidas diminuirão os crimes de trânsito na rodovia. Só neste ano, foram 13 mortes no trecho de dez quilômetros que corta o município. Ele espera que as implantações ocorram no início de 2012.
O pleito para a duplicação da Via Láctea é a segunda etapa da comissão. “Hoje nós só temos uma ação cível movida pelo Ministério Público e não podemos nos basear apenas por ela.”
Magedanz projeta o início das obras para, no mínimo, daqui cinco anos – tempo quatro vezes inferior que a duplicação da BR-386 entre Tabaí e Estrela. Conforme ele, o estado poderá agir mais rápido porque a rodovia está sobre a faixa de domínio estadual, tornando desnecessária a desapropriação de parte das áreas de empresas e de moradores próximos da Via Láctea.
A comissão é formada por cinco componentes que representam o Executivo, o Legislativo, as empresas, o Conselho Municipal de Trânsito e a sociedade.
O Daer informa que as prioridades do governo estadual são as obras de acessos municipais e a duplicação de rodovias com maior circulação diária de veículos. A Via Láctea não consta nos planos do estado até este momento.
Mesmo que estivesse, o início da obra poderia demorar mais do que os cinco anos previstos por Magedanz, pois são seis etapas a serem seguidas pelo departamento: questões ambientais, desapropriações (com reassentamento), projeto final de engenharia, licitação, contratação da empresa e orçamento.
“Esperávamos que a AL tomasse alguma atitude”
Anunciada em agosto, durante uma audiência pública realizada no município, a comissão só foi formada neste mês. O coordenador afirma que a demora foi motivada pela Assembleia Legislativa (AL). “Esperávamos que a AL tomasse alguma atitude.”
A proposta foi do presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da AL, o deputado estadual Luis Fernando Schmidt (PT). Ele salienta que a demora na composição não afetará a reivindicação, pois a rodovia serve como ligação da Região Metropolitana com o Noroeste e a Serra.
A comissão projeta a duplicação de dez quilômetros da Via Láctea, entre os bairros Teutônia e Canabarro. Só em Teutônia, são 17.099 carros emplacados, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o equivalente a 0,6 por pessoa.
Pelo menos 80 caminhões trafegam diariamente na rodovia, pois nela estão instaladas empresas do ramo de laticínios, calçadista e de eletroeletrôn