As famílias atingidas pela enchente, em julho e agosto, podem retirar a partir desta semana o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) antecipado.
O fundo teve a liberação antecipada, conforme solicitação da Defesa Civil do município, a fim de reconstruir e consertar as casas. Todas as pessoas atingidas pela enchente devem comparecer à Assistência Social com documento de identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência (última conta de luz, água ou aluguel).
Conforme a secretária da Assistência Social, Valéria Caldas, cada pessoa recebe uma ficha de encaminhamento para a Caixa Econômica Federal (CEF), onde poderá retirar o dinheiro.
O atendente da CEF, Fábio Marcon informa que o valor do benefício corresponde ao acumulado de 8% do salário depositado todos os anos pelo empregador.
Por se tratar de um saque emergencial, devido à enchente, o governo liberou a retirada antecipada. Independentemente do tempo de trabalho, cada pessoa poderá retirar até R$ 5,4 mil de todo o valor contido no fundo pessoal.
As duas últimas cheias do Rio Taquari atingiram 14 bairros no município, totalizando 12,5 mil pessoas. Destas, 1.780 foram desalojadas e 440 ficaram desabrigadas. O bairro mais atingido foi o Navegantes, com 310 famílias retiradas.
O casal de aposentados Isolde, 58 e Egídio Marche, 69, foi afetado. Nascidos no bairro, eles tiveram parte da casa destruída pela última enchente. Depois de um mês, recolocaram as telhas que ainda restaram e cobriram o forro com lona para evitar a passagem da água da chuva, mantendo algumas goteiras.
O forro, assim como a maior parte do assoalho, está comprometido. Com o fundo de garantia, a família reformará o telhado e o piso da casa.
Dias de atendimento nos bairros
Terça e quarta-feira
Bairro Navegantes e Nossa Senhora Aparecida
Quinta-feira
Vila Moça, Vila Amazonas, Barra do Jacaré e Jacarezinho
Sexta-feira
São José, Porto XV, Santa Clara, Centro, Barra do Guaporé, Lajeadinho, Palmas e Lago Azul
Documentos necessários
Carteira de identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência
Lajeado e Estrela
Em Lajeado, as famílias atingidas pela enchente de 21 de julho devem se dirigir à agência da CEF até segunda-feira, 31, caso contrário perderão o prazo para encaminhar o saque do FGTS.
O benefício foi liberado para moradores que tiveram suas residências atingidas pela água. Daniel da Silveira mora com sete pessoas e outras 11 famílias dentro do salão paroquial há quase três meses. Ele ainda não encaminhou o pedido para receber o FGTS. “Vou me programar para ir esta semana, mas é difícil achar tempo. Preciso fazer tudo que é bico para botar comida na mesa.”
O valor limite para saque é de R$ 5,4 mil por conta. Para ter acesso a este recurso, o trabalhador levar comprovante de endereço (conta de luz, água, telefone ou documento bancário) com vencimento nos meses de maio, junho ou julho de 2011, contrato de aluguel, em caso de imóvel alugado, CPF, RG, certidão de casamento ou união estável e carteira de trabalho com o número do PIS.
Na falta desses documentos, o titular da conta poderá apresentar uma declaração fornecida pela Defesa Civil de Lajeado. Mais informações pelo 3982-1072.
Em Estrela, o prazo para retirar o FGTS expira no dia 20 de novembro. Algumas famílias buscam seu direito de receber os recursos, porque a Defesa Civil da cidade se equivocou em alguns endereços e nomes de ruas. Um novo relatório foi enviado a Brasília, mas ainda inexiste definição para o caso.