A construção de um anel viário para desviar o tráfego de veículos pesados do centro, projetado pela administração municipal, ficará para 2012.
Depois de quatro meses de espera, na semana passada, ocorreu a desapropriação do terreno que receberá a obra. Porém, o município busca recursos estaduais para a abertura da rua.
Segundo o secretário de Planejamento, Tiago Orsolin, o projeto denominado Rota do Desenvolvimento prevê a ligação da rua Padre Anchieta à Coronel Sobral.
A desapropriação do terreno com área de 14.474,54 metros quadrados custou R$ 195 mil. Deste valor, R$ 150 mil são do Legislativo e R$ 45 mil do Executivo.
O projeto aguarda recursos estaduais para a abertura da nova rua, que será asfaltada em seguida. Conforme o vice-prefeito José Calvi, o município solicita máquinas da Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano para realizar o aterro, que totalizará 3,8 mil cargas de material. Uma galeria será construída para canalizar o córrego Santa Clara, que cruza um trecho do terreno.
Conforme Calvi, o município busca recursos estaduais à obra desde 2008, pelo Portal dos Convênios do Governo Federal (SICONV). O projeto prevê o asfaltamento da rua Coronel Sobral, iniciando no cruzamento com a rua Júlio de Castilho (em frente do hospital) até a Padre Anchieta, passando pelo anel viário.
Caminhoneiros aguardam pela obra
Há 30 anos, o encantadense Gildo Bagatini presta serviços a empresas da cidade. Ele carrega pedras, areia e tijolo. Segundo Bagatini, a obra facilitará e agilizará o deslocamento até o bairro das indústrias.
Motoristas de outras cidades, como Maurício Luís Hweiss, 25 e Cássio Felipe da Silva, 29, ambos de Santa Cruz do Sul, acreditam num melhor deslocamento até o local industriário.
Funcionários de uma empresa de laticínios, eles distribuem mercadorias duas vezes por semana no município. Dos 12 municípios que atendem, disseram que seria o primeiro com acesso alternativo asfaltado.
O anel viário terá 505,70 metros de comprimento e 18 metros de largura, comportando duas vias, um acostamento e uma pista de rolamento. Os custos seguem indefinidos.