Safra recorde está a caminho

Notícia

Safra recorde está a caminho

Por

Os bons preços no mercado e os resultados positivos da safra passada estimularam o plantio de trigo, cuja área aumentou em 13% no estado, chegando a 950 mil hectares. A previsão é de que a safra comece no fim de outubro na região.

Para o assistente técnico estadual da Emater, Ataídes Jacobsen, o aumento na área cultivada se deve aos excelentes preços e bom rendimento da safra em 2010. “Foi a melhor safra da história e isso estimulou o produtor a investir na cultura.”

trigoOutro fator que favoreceu o plantio foi a redução da área destinada para o cereal no Paraná em virtude da boa valorização do milho que ganhou maior espaço nas lavouras.

Destaca que os dois estados (RS e PR) são responsáveis por mais de 90% da produção nacional. “O desenvolvimento está muito bom. Deveremos colher um grão de boa qualidade, o que garantirá mercado e mais lucros ao produtor.”

No Vale do Taquari, a área cultivada reduziu de 1,5 mil hectares para 1.015 mil hectares, conforme o engenheiro agrônomo, Nilo Cortez. Os produtores priorizaram o plantio antecipado do milho e da soja, cujos preços estão melhores. “Devemos ter uma boa safra, com rendimento que pode chegar a 1,5 mil quilos por hectare, apesar das chuvas terem prejudicado o desenvolvimento das lavouras.”

Quanto ao preço, comenta que este está defasado. A saca custa em torno de R$ 25. “O ideal para se obter melhores lucros seria de R$ 30.” Para esta safra, a perspectiva é de colher 2 milhões de toneladas em todo estado.

Otimismo

O agricultor Paulo Ricardo Krombauer de Alto Picada Aurora, em Cruzeiro do Sul, triplicou a área cultivada nesta safra. Ele estima colher até 35 sacas por hectare. “Estou projetando uma safra recorde. O preço está bom, espero que se mantenha até a hora da venda.”

Com a safra recorde de grãos e o aumento dos lucros, Krombauer conseguiu fazer novos investimentos em maquinário. “Precisamos investir em novas tecnologias para evitar perdas e garantir cada vez mais qualidade.”

Ressalta que as últimas três safras foram boas, conseguindo equilibrar as contas.

Saiba mais

Em 2010, o Brasil produziu seis milhões de toneladas e para atender a demanda precisou importar 6,9 milhões de toneladas. A região Sul é responsável por 90% da produção nacional.

Os dez maiores produtores mundiais de trigo são: União Européia, China, Índia, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Austrália, Paquistão, Ucrânia e Turquia.

Acompanhe
nossas
redes sociais