Univates estuda criação de curso de Medicina

Notícia

Univates estuda criação de curso de Medicina

Por

Dreams - Lateral vertical - Final vertical

Em reunião que ocorreu na manhã de ontem, na sede social da uni­versidade, autoridades políticas, hospitais e a Univa­tes formaram parceria para instalar curso de Medicina no município.

Na ocasião ficou definida a criação de duas comissões para agilizar o trâmite junto ao Mi­nistério da Educação (MEC) e Conselho Nacional de Saúde. Uma com foco político, envol­vendo prefeitos e deputados, e a outra de caráter técnico, in­tegrada por professores e médi­cos.a

Conforme a diretora do Cen­tro de Ciências Biológicas e de Saúde da Univates, Luciana Fer­reira, o processo para criação de um novo curso de Medicina demora de três até cinco anos.

O reitor da universidade, Ney José Lazzari, acredita que o novo curso pode ser instalado em um prazo menor. Segundo ele, o MEC tem demonstrado interesse na abertura de novas graduações em Medicina. “Verificamos que existe necessidade de médicos para o atendimento público, em especial nas prefeituras.”

Segundo ele, a ideia é utilizar as estruturas dos hospitais Bru­no Born (HBB) e Estrela como clínicas-escola. “Para integrar o projeto, precisamos de hospi­tais para atender quesitos do MEC”, destaca Lazzari.

O reitor se mostra otimista com relação ao projeto. Para ele, com o apoio dos hospitais, entidades e autoridades políti­cas, em breve o curso fará parte das graduações da Univates. “O mais importante é que os bene­fícios se estenderão a toda área da saúde regional.”

Para o presidente do HBB, Claudinei Fracaro, o curso de Medicina em Lajeado ocasio­nará mudanças nos hospitais. “Estamos em um momento de crescimento e temos planos de ajudar a região a se projetar ainda mais.”

A diretora do Hospital Estrela, Te­résia Steffen, acredita que o curso trará mais qualidade às institui­ções de saúde, suprindo necessida­de das Estratégias de Saúde da Fa­mília que encontram dificuldades em contratar médicos.

Existem 11 cursos de Medici­na no estado. São pouco mais de mil vagas para mais de 50 mil candidatos que participa­ram dos vestibulares no início do ano. A Universidade de San­ta Cruz do Sul (Unisc) foi a úl­tima instituição de ensino que conquistou credenciamento do MEC. Hoje, estão em trâmite mais de 40 projetos para insta­lação de cursos no país.

Além da Univates e dos hospi­tais, fazem parte do movimento, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

Cursos de Medicina no RS

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs)

Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)

Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)

Universidade de Passo Fundo (UPF)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Universidade Federal do Rio Grande (Furg)

Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)