Em reunião que ocorreu na manhã de ontem, na sede social da universidade, autoridades políticas, hospitais e a Univates formaram parceria para instalar curso de Medicina no município.
Na ocasião ficou definida a criação de duas comissões para agilizar o trâmite junto ao Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional de Saúde. Uma com foco político, envolvendo prefeitos e deputados, e a outra de caráter técnico, integrada por professores e médicos.
Conforme a diretora do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde da Univates, Luciana Ferreira, o processo para criação de um novo curso de Medicina demora de três até cinco anos.
O reitor da universidade, Ney José Lazzari, acredita que o novo curso pode ser instalado em um prazo menor. Segundo ele, o MEC tem demonstrado interesse na abertura de novas graduações em Medicina. “Verificamos que existe necessidade de médicos para o atendimento público, em especial nas prefeituras.”
Segundo ele, a ideia é utilizar as estruturas dos hospitais Bruno Born (HBB) e Estrela como clínicas-escola. “Para integrar o projeto, precisamos de hospitais para atender quesitos do MEC”, destaca Lazzari.
O reitor se mostra otimista com relação ao projeto. Para ele, com o apoio dos hospitais, entidades e autoridades políticas, em breve o curso fará parte das graduações da Univates. “O mais importante é que os benefícios se estenderão a toda área da saúde regional.”
Para o presidente do HBB, Claudinei Fracaro, o curso de Medicina em Lajeado ocasionará mudanças nos hospitais. “Estamos em um momento de crescimento e temos planos de ajudar a região a se projetar ainda mais.”
A diretora do Hospital Estrela, Terésia Steffen, acredita que o curso trará mais qualidade às instituições de saúde, suprindo necessidade das Estratégias de Saúde da Família que encontram dificuldades em contratar médicos.
Existem 11 cursos de Medicina no estado. São pouco mais de mil vagas para mais de 50 mil candidatos que participaram dos vestibulares no início do ano. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi a última instituição de ensino que conquistou credenciamento do MEC. Hoje, estão em trâmite mais de 40 projetos para instalação de cursos no país.
Além da Univates e dos hospitais, fazem parte do movimento, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).
Cursos de Medicina no RS
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs)
Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
Universidade de Passo Fundo (UPF)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)
Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)