Vonpar confirma fábrica de chocolates

Notícia

Vonpar confirma fábrica de chocolates

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O presidente do grupo Vonpar, Ricardo Vontobel, e o governador Tarso Genro anunciam, nesta sexta-feira, a instalação da fábrica de chocolates da Neugebauer.

A oficialização do investimento ocorre em Porto Alegre. A empresa só informará mais detalhes durante a cerimônia.

vontobelA reportagem apurou que a fábrica será instalada na mesma planta da antiga Wallerius Doces e Alimentos, comprada pela Vonpar em 2009. A empresa aproveitará o espaço ocioso para implantar a Neugebauer.

Segundo a secretária municipal de Indústria e Comércio, Jaqueline Kuhn, o maquinário será comprado da Alemanha, transformando a indústria em Arroio do Meio em modelo na América Latina. A obra deve começar em 2012.

Jaqueline salienta que o município não deve conceder incentivos fiscais à Vonpar. “Esse é um acordo entre a empresa e o governo do estado e nós não quisemos nos intrometer.”

Ela exalta o investimento feito por Vontobel no município pela segunda vez. Jaqueline acredita que a diversidade de empresas em Arroio do Meio e o crescimento da região foram fatores cruciais para a decisão.

Jaqueline desconhece quantos empregos serão gerados com a nova fábrica. Ela diz que o município parou com esta exigência, devido a dificuldade de contratar mão de obra qualificada.

Investimento quase foi para Guaíba

Segundo o presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) da região, Oreno Ardêmio Heineck, a empresa seria instalada em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.

O protocolo de intenções estava assinado desde dezembro de 2010. Heineck conta que as conversas com Vontobel iniciaram, de maneira sigilosa, em janeiro deste ano.

Esta não foi a primeira vez que o município agiu assim. Há sete anos, quando uma empresa de Flores da Cunha decidiu pela implantação de uma indústria de balas e pirulitos, o Executivo dissuadiu os empresários de instalarem a nova planta naquele município.

Para tanto, cedeu uma área que estava ociosa há uma década. Com esta medida, a Wallerius foi montada no município – e comprada pela Vonpar em 2009.

Entre os benefícios para a empresa optar pela região está a estrutura viária. Heineck destaca a ligação dos municípios com diversas regiões, como a metropolitana, a Serra e o norte do estado.

Três meses de espera

A confirmação ocorre três meses depois da palestra do empresário em uma reunião-almoço, realizada no município no dia 8 de junho.

Na ocasião, Vontobel disse que o investimento dependia de um acordo com o governo estadual. Ele destacou que Bahia, Goiás e Espírito Santo ofereceram incentivos fiscais para receber a fábrica.

Ele ressaltou que o investimento no estado só seria realizado se o grupo mantivesse a competitividade no setor de alimentos. Vontobel admitiu que o governo não tinha condições de oferecer incentivos fiscais e sugeriu a participação no recolhimento de impostos.

A decisão põe fim às especulações de que a Neugebauer seria instalada na Bahia.

Fortalecimento da economia

Heineck ressalta que a instalação da Neugebauer aumentará a economia da região. Com os investimentos em máquinas de alta tecnologia, os funcionários terão salários maiores e o dinheiro circulará nos municípios, aumentando a arrecadação de impostos.

Para ele, é mais interessante para a região investir neste tipo de empresas do que nas que exigem mais funcionários, como o setor calçadista. “Enquanto em uma fábrica de chocolates, com o maquinário, precisará de cem funcionários, uma empresa de calçados precisará de 600.”

Heineck acrescenta que este tipo de indústria deve ser instalada em locais que tenham mão de obra, como o nordeste do Brasil e em países como a China. Segundo ele, a região carece de mão de obra qualificada.

Acompanhe
nossas
redes sociais