O levantamento de dados criminalísticos da Secretária Estadual da Segurança Pública (SSP) mostra a redução nos índices de violência no Vale. Os números se referem ao primeiro semestre de 2010 e 2011.
Crimes como furtos e roubos a residências; roubos de veículos, em que a vítima está presente; e estelionato tiveram queda nos números. O mais expressivo foi o relacionado às casas.
O comandante da Brigada Militar (BM), major Cesar Augusto Silva salienta que a comunidade auxiliou nos números positivos. “As pessoas estão se cuidando mais e protegendo suas casas.”
A polícia apreendeu mais drogas e traficantes. Nos dois casos dobrou os registros, passando de 23 para 58 no tráfico e 181 para 246 nas drogas. Delitos relacionados ao uso de armas e munição aumentaram, passando de 58 para 79.
Neste ano, o crime que mais preocupa a comunidade é o furto de veículos. Ele foi o indicador que mais teve aumento nos registros. De 150 passou para 188, ou seja, seis pessoas a mais por mês tiveram seus veículos levados.
Em Lajeado, o aumento foi maior. Houve 41% a mais de furtos de veículos nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. Foram levados 110 veículos e recuperados 78.
O major diz que as ações são investigadas e uma quadrilha que atuava na região foi presa no mês passado. Segundo ele, no segundo semestre os números reduzirão.
Reflexo disso são os dados. No mês de junho ocorreram 23 casos. Em julho foram 8. A maioria deles são veículos antigos, levados para desmanches. Silva antecipa que a polícia intensificará as barreiras por toda a cidade, inclusive nos bairros de Lajeado.
Outro indicador criminal, o qual o número subiu foi o homicídio. Segundo o comandante, todos são relacionados a crimes passionais ou de pessoas envolvidas com dívidas por drogas.
Roubos a comércio por motociclistas
Uma nova preocupação para polícia são os crimes relacionados aos motociclistas. Há um ano e meio, depois da prisão de uma quadrilha, não havia registros alarmantes deste tipo.
No mês passado, em 12 dias foram registrados nove roubos a comércio praticados por motociclistas. Todos os crimes foram relacionados em uma planilha pela BM e analisados pelas semelhanças na atuação dos bandidos.
Conforme o major da BM, em todos os registros, os bandidos estavam armados e com capacetes. Suspeita-se de duas pessoas, mas a polícia pretende prendê-los em flagrante.
Os bairros visados são o Olarias e o Centenário, que são mais distantes do centro. O major relata que depois da análise, o órgão aumentou a fiscalização com viaturas nestes bairros e tenta coibir o crime com barreiras. “Fiscalizamos todas as motos e, só na tarde de quarta-feira, dois suspeitos tiveram seus veículos apreendidos por dirigirem sem a documentação.”
O comandante diz que os policiais têm a orientação de não serem flexíveis com os condutores.
Dicas de segurança para evitar furto de veículos
* Não deixe o veículo estacionado na rua ou em locais escuros durante a noite ou madrugada. Procure deixá-los em locais iluminados ou vigiados;
* Saiba de cor a placa do seu veículo. Utilize travas e alarmes no carro;
* À noite, sem sinaleiras, fique atento ao retrovisor e mantenha o veículo a uma distância razoável do carro da frente. Essa providência facilitará o arranque em caso de emergência;
* Evite namorar ou ficar conversando dentro do veículo à noite;
* Acostume-se a não deixar as portas e janelas do veículo abertas quando parado, inclusive, nas sinaleiras.