Bispo emérito atuará por um mês na região

Notícia

Bispo emérito atuará por um mês na região

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Pela segunda vez na his­tória da Diocese de Santa Cruz do Sul, fundada há 52 anos, um bispo será padre interino de uma paróquia. A partir de hoje, dom Sinésio Bohn, 76, ocupará o lugar do pa­dre Hilário Dewes, 58, que viajou para a Alemanha.

Segundo Bohn, ele entregou a diocese nas mãos do novo bispo, dom Canísio Klaus, mas não o trabalho e sua vocação de padre. “Sempre que possível atenderei à comunidade.”

bispoBohn foi ordenado padre em 1961, bispo em 1977 e emérito em 2011. Ficou à disposição do atual bispo para atender outras paró­quias que necessitassem de auxí­lio. “É uma honra poder trabalhar aqui na cidade onde tenho muitos amigos.”

A primeira vez em que um bis­po assumiu uma paróquia foi por volta da década de 80, quando dom Alberto solicitou ser padre na paróquia de Amaral Ferrador, no extremo sul do estado.

Conforme Dewes, quando um padre sai tem que providenciar alguém para atender a comuni­dade. Convidou Bohn, que acei­tou. O bispo está na cidade desde terça-feira. “Queremos que ele fi­que até o fim da nossa exposição, a SantaFlor, que ocorre de 2 a 4 de setembro.”

Dewes viajará para a cidade de Emmelshausen, que fica no centro oeste da Alemanha. Esta é a sua sé­tima viagem à Europa. Um dos mo­mentos marcantes de suas viagens foi a realização de um casamento na ilha de Maiorca, na Espanha.

Ele está de férias e o retorno está previsto para o dia 31. Neste perí­odo, rezará 30 missas em alemão e 20 encontros com famílias.

Ele diz que três de seus paren­tes, um cardeal e dois bispos atu­am com frequência na Europa, lhe rendendo a curiosidade de via­jar para o continente. Em 2000, quando Dewes morava em Porto Alegre, recebeu o convite para acompanhar e qualificar o aten­dimento para crianças de rua. “Foi nesta época em que conheci a Alemanha.”

Fieis entusiasmados

Segundo a catequista, Rosa Ma­ria Beuren, é uma grande alegria para a comunidade local receber o bispo. Amanhã, Bohn rezará a primeira missa na cidade, às 14h, na igreja matriz, com as senhoras do Apostolado da Oração.

Ela diz que como é o mês voca­cional, pedirá para que o bispo acompanhe as turmas da cate­quese, motivando os jovens a in­tegrarem os serviços religiosos.

Ação solidária

Dewes convida toda a comunidade para a ação solidária que ocorre no dia 14, às 8h30min, na igreja matriz. Haverá coletas na cidade e nas comunidades do interior, para ajudar os cristãos na construção de uma casa paroquial em Herveiras.

Acompanhe
nossas
redes sociais