Novo prédio do Fórum será concluído em um mês

Notícia

Novo prédio do Fórum será concluído em um mês

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Depois de dez anos de espera e dois de obra, o novo Fórum de Lajeado está quase pronto. A engenheira responsável entrega o prédio em 45 dias para avaliação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

A edificação de oito pavimentos terá uma área de seis mil metros quadrados e custará cerca de R$ 18 milhões com a informatização e equipamentos.

juizaOs recursos são de um ato normativo firmado entre TJ e Banrisul, em que os lucros operacionais de depósitos judiciais são repassados para o órgão. O valor só pode ser usado para construção de Fórum.

O novo endereço será ao lado do Ministério Público, próximo da Rodoviária de Lajeado. O terreno foi cedido pelo governo municipal, que recebeu em troca do estado o prédio hoje ocupado pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-VT), em frente da Praça da Matriz.

Para ter acesso aos andares foram instalados quatro elevadores. Hoje há apenas um. A infraestrutura abrigará a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), a Defensoria Pública, uma agência do Banrisul e terá um estacionamento com 60 vagas. Os cartórios terão cozinha e banheiro.

Conforme a diretora do Fórum, juíza Carmen Luiza Barghouti, com a nova estrutura a população terá maior qualidade no atendimento, segurança e um espaço arejado. “O Fórum será referência no Vale em questão de infraestrutura. Ele dobrará no espaço em relação ao atual.”

Carmem cita que a sala de audiência será maior e terão outras especiais para processos de conciliação. Hoje trabalham no local, sete magistrados e 80 funcionários.

Segundo a juíza, não há previsão de aumento no quadro funcional, visto que depende de leis. Ela afirma que os presos terão uma entrada especial no local e a estrutura será adaptada para receber deficientes físicos.

Acompanhe
nossas
redes sociais