Estudantes desenvolvem projeto de rádio escolar

Notícia

Estudantes desenvolvem projeto de rádio escolar

Por

Há quatro anos, um projeto cria­do pela Escola Municipal São Ben­to, do bairro de mesmo nome, tem mudado a rotina dos estudantes. Eles aproveitam o turno inverso ao das aulas para trabalhar em uma rádio que anima os recreios e as festas e atividades realizadas pelo colégio.

radioPor meio do Projeto Rádio Esco­la, os estudantes criaram a Rádio Som Bento. Com ela aprendem como funciona a montagem e programação dos equipamentos, escolha de músicas e locução.

A programação inclui apresen­tações, músicas de todos os estilos, desde a bossa nova até músicas sertanejas e ritmos atuais como o rap e o funk. Outro destaque são notícias da comunidade e região apresentadas pelos estudantes.

O projeto é coordenado pela professora Vilma Fátima Lema, 43. Para ela, o mais interessante é que os alunos trazem muitas novidades de casa, que são re­passadas aos colegas durante a programação. “Significa que eles gostam e se interessam pelo que estão fazendo.”

Para Vilma, o projeto ocupa os alunos no turno oposto com ati­vidades saudáveis e educativas. “Levamos os alunos para conhe­cerem rádios e ver como funciona na prática.”

A cada ano, uma nova turma se torna responsável pela rádio. O ano começa e os estudantes da 8ª série ficam responsáveis por monitorar o trabalho dos mais novos.

As atividades de mídia começam em março com o programa de mo­nitor de mídias, em que os alunos aprendem a fazer instalações e configurações de computadores.

Em maio, o projeto continua com a elaboração da Mídia Rádio, em que os estudantes da 7ª série aprendem a elaborar programa­ções de rádio, como selecionar músicas, montar vinhetas e fazer a locução.

As programações da rádio são organizadas por três grupos de estudantes, sendo nove alunos. O acervo acústico da escola tem três gigabytes de capacidade, o equi­valente a mil músicas.

Vilma destaca que o projeto chegou até ao estado de Minas Ge­rais. A escola São Bento fez a tro­ca de um arquivo de áudio com a programação da rádio com uma escola local. “Ouvimos a rádio daquela escola e eles a nossa. Foi uma ótima experiência.”

Estudantes motivados

Os estudantes da 7ª série, Evando Marasini, 13, Mariele Becker, 13, e Vivian Monteiro, 12, fizeram a locução da fes­ta de São João da escola, que ocorreu dia 8. Foi seu primeiro programa.

Apesar da timidez durante a transmissão, por ser um pro­grama ao vivo, eles gostam de atuar na rádio. Passaram a seus colegas recados, anún­cios, propagandas e atrações do evento.

Mariele diz que é uma opor­tunidade única na vida e caso decida pela profissão de ra­dialista no futuro, estará um passo a frente no mercado de trabalho.

A Rádio Som Bento cessará durante o recesso escolar, mas volta em agosto.

Acompanhe
nossas
redes sociais