Na próxima semana, a administração municipal iniciará a distribuição de 16,5 mil mudas de flor para a comunidade. A iniciativa desenvolverá o interesse de moradores pelo cultivo do símbolo do município. Outras 5,5 mil mudas serão plantadas pela Secretaria de Obras em locais públicos.
Conforme o secretário interino da Agricultura, Eduardo Weiss, tal iniciativa pretende embelezar a cidade para a primeira feira das flores, a Santa Flor, que ocorre em setembro.
Serão três variedades da planta: gravina, amor perfeito e boca-de-leão. Famílias ao longo da ERS-413 e da Av. 28 de Maio, que optaram por receber as plantas, ganharão cinco mil mudas. “Queremos que o acesso principal esteja colorido para a feira.”
No interior, 14 entidades ficaram responsáveis em distribuir para a comunidade cerca de três mil mudas. As três escolas municipais também receberão flores, mil cada.
No centro, a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara (EEEMSC) ganhará 300 mudas.
Conforme o secretário da Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, a distribuição de flores nas escolas está engajada no Projeto Educacional Santa Flor, que aprimora o processo de aprendizagem integrado aos programas do governo municipal.
Hermes lembra que em 2010 foi lançado o Projeto Fitoterapia – pequenas ideias grandes negócios. Nele, as escolas criaram pequenas agroindústrias no ramo de sabonetes, balas, barras de cereais e outros produtos derivados de flores. “Propomos uma reeducação baseada na cultura da flor, no bem-estar e no desenvolvimento econômico, político e social.”
Ele destaca que o projeto aprimora o conhecimento além das salas de aulas, envolvendo a comunidade no embelezamento do município e na opção de novas culturas, auxiliando na descoberta de novas potencialidades.
Escola prepara canteiros
A ação coordenada pelo professor de Ciências da 5ª série do Ensino Fundamental, Claudir Bald, preparou canteiros de flor em frente à escola estadual na manhã de ontem.
Para Bald, é importante que os alunos aprendam na prática a preservar o solo. “Queremos que esta atividade seja seguida no futuro em suas casas.” Ele ressalta que se os estudantes não praticarem, dificilmente seguirão a atividade mais tarde.
Na próxima semana, a escola receberá 300 mudas de flor e fará o plantio nos canteiros.
Conforme o diretor da escola, Sergio Campos, está previsto para o próximo ano a construção do letreiro formado com flores em frente ao prédio escolar.