As próximas madrugadas devem ser as mais frias da semana. A previsão do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates é de que, até sexta-feira, as temperaturas serão próximas de zero em Lajeado nas primeiras horas dos dias.
A auxiliar técnica da CIH, Juliana Tomasini, acrescenta que os municípios da região alta do Vale, como Putinga, Ilópolis, Anta Gorda e Arvorezinha, poderão registrar temperaturas negativas.
O tempo seco favorece a formação de geadas, como a que ocorreu em Alto Conventos, em Lajeado, ontem. Juliana diz que é cedo para dizer se este será o inverno mais rigoroso dos últimos anos, porque a estação recém iniciou.
Ela acrescenta que as temperaturas estão próximas das registradas em 2009, quando Lajeado marcou – 0,6oC. Ontem foi registrada a menor temperatura da estação até o momento, com 0,7oC.
“Esta marca pode ter sido superada na região alta do Vale do Taquari, ficando as mínimas em torno dos -2°C.” Juliana informa que o frio intenso se deve à atuação de uma forte massa de ar polar sobre o estado, que derrubou as temperaturas nesta semana.
Temperaturas amenas na próxima semana
Juliana informa que, nos próximos dias, o frio permanecerá intenso pelas manhãs, mas a sensação térmica aumentará à tarde, devido ao sol.
A tendência é de temperaturas mais amenas nas primeiras horas do dia na próxima semana, evidenciando as características típicas do inverno: a alternância entre períodos de muito frio com períodos mais amenos.
Previsão para os próximos dias em Lajeado
Terça-feira: 1°C (mín.) e 12°C (máx.)
Quarta-feira: 1°C (mín.) e 13°C (máx.)
Quinta-feira: 2°C (mín.) e 14°C (máx.)
Baixas temperaturas prejudicam os produtores
O agricultor Arceli Hammes diz que o frio traz prejuízos para quem produz leite devido à redução das pastagens. O assistente técnico da Emater, Antonio Conte afirma que a irregularidade das temperaturas provoca as perdas nas lavouras.
Segundo ele, as plantas germinam quando o frio diminui, mas a queda brusca de temperatura atrapalha o desenvolvimento. Por outro lado, o frio ajuda os produtores nas plantações pós-inverno, pois elimina as pragas, em especial os lagartos.
Mais rigoroso que há 15 anos
No interior, o tradicional fogão a lenha esquenta o ambiente o dia inteiro. Na casa de Anita Hammes em Alto Conventos – Lajeado, o fogo é acesso às 6h e só é apagado após as 22h.
É ele quem dá sustentação para o preparo da comida e a água do chimarrão, que corre solta durante todo o dia. “Não dá para ficar sem ele nestes dias de frio.” Anita comenta que há 15 anos não era registrada uma geada tão intensa na localidade.
O frio está presente no centro dos municípios. Em Lajeado, as pessoas dizem que o inverno está mais rigoroso, incentivando as compras. A aposentada Noeli Souza, 55, comprou mais cobertas nos últimos dias. “Em casa, fico com o ar-condicionado ligado no quente.”
O gerente de uma loja de confecções, João Paulo Bicca salienta que a procura por jaquetas e roupas de cama mais quentes, como edredons, aumentou. Ele ressalta que é cedo para fazer um comparativo, mas garante que as vendas estão maiores que no mesmo período em 2010.
Paula das Silva dos Santos diz que os gastos com roupas para o inverno devem aumentar, porque as roupas demoram para secar depois que são lavadas.