Região registra 28 suspeitas de Gripe A

Notícia

Região registra 28 suspeitas de Gripe A

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município de Teutônia registrou na quinta-feira a primeira suspeita de Gripe A deste ano. Nesta semana, baixaram no Hospital São José, de Arroio do Meio, mais três pessoas com sintomas do vírus AH1N1, totalizando seis suspeitas. Duas delas são crianças. A outra é uma mulher.

gripeAté agora, Arroio do Meio é a cidade com maior número de suspeitas da região (seis), segundo dados da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Conforme o diretor do hospital, José Clóvis Soares, os pacientes permanecem isolados e só serão liberados depois de chegar o resultado das amostras encaminhadas ao Laboratório Central.

Em Lajeado, foram cinco casos suspeitos até agora. O resultado de quatro deles foi negativo, mas dois ainda permanecem em observação devido à complexidade: um deles é uma mulher de Santa Clara do Sul, que estava grávida e deu a luz ao bebê durante o isolamento.

O outro caso é uma criança de 7 meses. Eles tomaram só a primeira dose da vacina, faltando a aplicação da segunda dose. Estrela e Anta Gorda registraram três suspeitas até agora. A morte da mulher de Anta Gorda não foi contabilizada no Vale do Taquari, ocorreu na cidade de Três Passos.

Segundo o delegado da 16ª CRS, Léo Bolsi, das 28 suspeitas, 16 foram negativas. O resultado das demais deve chegar nos próximos dias. “Serão distribuídos 35 kits de coleta nos hospitais da região.” A última remessa de doses de vacina deverá chegar e ser distribuída nos postos de saúde na próxima semana.

Municípios que registraram suspeita

Anta Gorda – 3

Arroio do Meio – 6

Arvorezinha – 1

Bom Retiro do Sul – 2

Dois Lajeados – 1

Encantado – 2

Estrela – 3

Ilópolis – 1

Lajeado – 5

Roca sales – 1

Taquari – 2

Teutônia – 1

Como se prevenir

– A principal forma de proteção é a higiene pessoal. Mantenha as mãos sempre limpas, e evite levá-las à boca;

– Se a pessoa estiver resfriada ou gri­pada, a dica é carregar um lenço des­cartável para reter tosses e espirros;

– Evite compartilhar alimentos, co­pos, talheres, pratos e outros objetos de uso comum;

– Ambientes fechados fazem agen­tes infecciosos circularem por mais tempo. Abra as janelas e portas sem­pre que possível.

Acompanhe
nossas
redes sociais