Na Semana Gaúcha de Combate à Drogadição, municípios organizam eventos para promover a valorização da vida. Em Lajeado, uma caminhada ocorreu no centro. Ao lado no coreto da Praça da Matriz, viciados fumavam crack alheios à ação.
A presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Diana Vivian, diz que foram feitas Rondas Sociais. Mas, estas foram sem sucesso. Nas ocasiões, a Brigada Militar (BM) e membros da Secretaria Municipal de Saúde convidavam os mendigos e viciados a se tratarem.
Vivian afirma que os usuários se apropriam das praças e não há como obrigá-los a sair. “Eles têm direitos de ir e vir.” Por semana, mais de 500 pessoas procuram o Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps-AD).
Segundo a presidente do conselho, o álcool, na maioria dos casos, é a “porta de entrada” para outras drogas. Ela cita que o Fórum Municipal da Drogadição trabalha com o número de dois mil usuários de droga em Lajeado, mas diz que o número pode ser bem maior, devido aos migrantes.
Na manhã de segunda-feira, escolas das redes particular, estadual e municipal foram convidadas a participarem das programações. A caminhada em Lajeado se iniciou às 9h30min.
Programação
27/06 – 9h30min – Caminhada pela Vida, com saída em frente à Casa de Cultura;
28/06 – Teatro O Tempo da Descoberta, no Centro Comunitário Evangélico, com sessões às 9h30min, às 15h, e às 19h30min (aberta à comunidade);
29/06 – 14h – Fórum de Discussão sobre vida e prevenção, com enfoque nos locais de tratamento de dependentes, na plenária da câmara de vereadores;
30/06 – Dia de Conscientização do Combate às Drogas na Escola.
Campanha usa venda de drogas lícitas como tema
Em Cruzeiro do Sul, o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) realiza a Campanha Seja Legal. Os organizadores querem conscientizar os proprietários de bares e lancherias da região a não venderem álcool e cigarros para menores de 18 anos.
Ontem pela manhã, a turma do 5º ano da Escola Anita Garibaldi realizou uma blitz no centro e teve o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar.
Durante a ação estudantes colaram adesivos e distribuíram material publicitário aos motoristas. No decalque, a afirmação: “Sou Legal”.
Para a soldado Elizandra Schenkartczuk, é importante a aproximação dos alunos com a campanha. Segundo a presidente do Comen, Elisangela Beatriz Becker, a entidade que existe desde dezembro de 2009 participa pela primeira vez da Semana Estadual de Combate às Drogas.
Segunda os organizadores, trabalhar com o tema sobre as drogas liberadas, mas proibidas para menores de 18 anos como álcool e cigarro, combate o problema no início. “É no sentido de legalidade, para que estabelecimentos não vendam essas drogas às crianças.”
Nos cartazes distribuídos no comércio, há a frase: “Não permito que seja vendido álcool e cigarros a menores de 18 anos”. Elizandra afirma que não é uma ação punitiva aos comerciantes, mas de alerta. Para ela, essas drogas levam a outras.
De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, é proibida a venda de bebidas alcoólicas e cigarros para menores, inclusive com a autorização dos pais. Conforme Elizandra, há muitos casos de crianças que bebem álcool dentro ou fora das escolas, o que preocupa o conselho, pois elas estão predispostas a usar drogas ilícitas.
Diversas escolas participam da campanha como escolas estaduais João de Deus, São Rafael, Anita Garibaldi, Itaipava Ramos e escola municipal Jacob Sehn. Conforme a presidente, todas as escolas participarão da campanha durante a semana.