Anel viário aliviará tráfego do centro

Notícia

Anel viário aliviará tráfego do centro

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A administração municipal projeta a construção de um anel viário para aliviar o tráfego do centro. Hoje, para chegar ao bairro das indústrias, caminhões e carretas precisam pas­sar pelas ruas centrais da cidade.

Segundo o secretário de Planeja­mento, Tiago Orsolin, o projeto de­nominado de Rota do Desenvolvi­mento prevê a ligação da rua Padre Anchieta à Coronel Sobral. O muni­cípio aguarda o documento da pri­meira etapa que é a desapropria­ção do terreno, seguida de abertura da nova rua e asfaltamento.

anelA desapropriação será feita a par­tir de um estudo realizado pela Secre­taria do Planejamento e totalizará uma área de 14,4 mil metros quadra­dos de propriedade particular.

A primeira fase da obra não ge­rará custos à prefeitura. Segundo Orsolin, uma avaliação será feita para averiguar quanto o Executivo deverá investir para a compra da área. R$ 150 mil do Legislativo já estão garantidos.

Depois da imissão de posse da área pela Justiça, o município iniciará a busca por recursos estaduais para a abertura da estrada. Conforme o vice-prefeito José Calvi, máquinas estão sendo solicitadas na Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano para a re­alização do aterro na área, que totali­zará 3,8 mil cargas de material.

O projeto ainda prevê o asfal­tamento da rua Coronel Sobral, iniciando no cruzamento com a rua Júlio de Castilhos (em frente ao hospital) até a rua Padre Anchieta, passando pelo anel viário.

Calvi informa que o município busca recursos estaduais para a rea­lização da obra desde 2008, por meio do Portal dos Convênios do governo federal (Siconv), o que auxiliará na etapa de conclusão do projeto.

Caminhoneiro há 30 anos, Gildo Bagatini, presta serviço a várias empresas da cidade. Ele carrega ma­teriais de construção, como pedra areia e tijolos. Segundo Bagatini, a obra facilitará e agilizará o desloca­mento até as indústrias.

O anel viário terá 505,70 metros de comprimento e 18 de largura, com­portando duas vias, acostamento e pista de rolamento. O prazo de rea­lização e o valor total da obra estão indefinidos.

Acompanhe
nossas
redes sociais