A Justiça decide nos próximos dias com quem fica o bebê recém-nascido abandonado, na quinta-feira, no Hospital São José.
A menina está internada em estado regular e depois será levada para a Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam). O caso está com o Ministério Público.
A mãe estava em tratamento por dependência química no São José. Depois do parto, fugiu. O Conselho Tutelar entrou com medida de proteção de acolhimento institucional para obter a guarda da criança, impossibilitando a mãe de ficar com a criança.
A mulher responderá ao processo criminal de abandono de incapaz. Se julgada e condenada, pode pegar de seis meses a três anos de prisão.
Casos recentes
O último caso, com divulgação nacional, foi o de um bebê abandonado no quintal de uma casa, em São Paulo, no dia 2. Ele foi levado para um abrigo, depois de ser liberado do hospital.
Outra situação foi a de um recém-nascido abandonado no dia 18 de abril em uma caçamba de lixo, em Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo. Toda a ação, inclusive o momento em que a mãe da criança a deixa na caçamba, foi filmada por uma câmera de vigilância. A mulher está presa.