Doux Frangosul começa a pagar criadores

Notícia

Doux Frangosul começa a pagar criadores

Por

A Doux Frangosul come­çou a pagar parte do que deve aos produto­res de frango e suínos integrados. Avalista do acordo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado (Fe­tag) confirmou que a empresa quitou os lotes atrasados até 13 de janeiro. Segundo a Comissão dos Integrados o total da dívida da empresa chega perto dos R$ 80 milhões no estado.

frangoO produtor Romaldo Schnei­der, 40 anos, de Linha Delfina, em Estrela, recebeu o pagamen­to. Ele participou de quatro mo­bilizações e acredita que elas foram fundamentais para que a empresa quitasse as dívidas. Ele ficou seis meses sem rece­ber da Doux Frangosul. Neste período, precisou trabalhar de pedreiro para garantir as com­pras básicas de alimentação e o pagamento dos serviços de abastecimento de luz e água.

Ele e a mulher têm dois aviários ligados à empresa integradora.

O produtor integrado de fran­go e suínos e presidente do STR Estrela, Lécio Gregory, também comemorou pelo recebimento dos valores pendentes. Mesmo após os atrasos ele não preten­de abandonar a atividade.

A Fetag acredita que isto só foi possível devido às reuniões entre as entidades representati­vas dos trabalhadores rurais e a direção da empresa. A inten­ção é quitar o restante até 20 de maio e encerrar o impasse que se arrasta desde 2008.

O assessor de política agrícola da Fetag, Airton José Hochscheid, diz que a mobilização marcada para o fim do mês está tempora­riamente suspensa. Ela ocorreria em frente a empresa, em Monte­negro. Entretanto, não está des­cartada uma nova mobilização caso a indústria descumpra o que confirmou em cartório.

Acompanhe
nossas
redes sociais