A Doux Frangosul começou a pagar parte do que deve aos produtores de frango e suínos integrados. Avalista do acordo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado (Fetag) confirmou que a empresa quitou os lotes atrasados até 13 de janeiro. Segundo a Comissão dos Integrados o total da dívida da empresa chega perto dos R$ 80 milhões no estado.
O produtor Romaldo Schneider, 40 anos, de Linha Delfina, em Estrela, recebeu o pagamento. Ele participou de quatro mobilizações e acredita que elas foram fundamentais para que a empresa quitasse as dívidas. Ele ficou seis meses sem receber da Doux Frangosul. Neste período, precisou trabalhar de pedreiro para garantir as compras básicas de alimentação e o pagamento dos serviços de abastecimento de luz e água.
Ele e a mulher têm dois aviários ligados à empresa integradora.
O produtor integrado de frango e suínos e presidente do STR Estrela, Lécio Gregory, também comemorou pelo recebimento dos valores pendentes. Mesmo após os atrasos ele não pretende abandonar a atividade.
A Fetag acredita que isto só foi possível devido às reuniões entre as entidades representativas dos trabalhadores rurais e a direção da empresa. A intenção é quitar o restante até 20 de maio e encerrar o impasse que se arrasta desde 2008.
O assessor de política agrícola da Fetag, Airton José Hochscheid, diz que a mobilização marcada para o fim do mês está temporariamente suspensa. Ela ocorreria em frente a empresa, em Montenegro. Entretanto, não está descartada uma nova mobilização caso a indústria descumpra o que confirmou em cartório.