O trecho da BR-386, por onde passam mais de 180 mil veículos por mês, receberá nova atenção das lideranças locais. No dia 6 de maio, representantes locais se encontram na Exposol com autoridades de Soledade. Juntos formalizarão um pedido para duplicar a BR-386 no trecho entre Lajeado e Tio Hugo.
A pavimentação da BR-386 foi planejada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (Daer) e traçada para atender a um fluxo diário de três mil veículos. Contudo, essa capacidade desde 2003 está sendo superada e hoje atinge no trecho Soledade/Lajeado seis mil veículos por dia e no trecho Lajeado/Tabaí 11 mil veículos por dia.
A superlotação do fluxo de veículos em uma rodovia considerada perigosa, face às curvas acentuadas, deixa índices graves. Desde o início de 2010, foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Lajeado, 768 acidente na BR-386, trecho Soledade/Tabaí. Nestes, 479 pessoas ficaram feridas e 34 morreram.
O inspetor do órgão, Adão Vilmar Madril, diz que toda rodovia deveria ser duplicada. Segundo ele, a rodovia é meio de transporte de cargas e a maioria dos acidentes ocorre porque um veículo de passeio tentou ultrapassar outro pesado. “A duplicação reduziria 90% dos acidentes.” Madril cita que a BR-386 tem poucos pontos de ultrapassagem.
O caminhoneiro Luis da Silveira passa oito vezes por mês no trecho. Ele trabalha para uma empresa de Ibirabutan, próxima de Soledade, transportando grãos de soja e milho. Ele nunca se envolveu em acidente, mas diz que viu vários pelo trecho nos 18 anos de carreira. “A frota aumenta, e a pista continua estreita. Os acidentes são quase óbvios.”
O motorista Daniel Compagnoni também considera importante e urgente a duplicação do trecho Lajeado a Soledade. Ele o percorre há 15 anos.
Primeira mobilização levou 30 anos
Outra ação semelhante teve êxito em agosto de 2010. Depois de quase 30 anos de pedidos feitos por lideranças locais o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve na região para assinar a ordem de serviço para duplicar o trecho Lajeado/Tabaí.
Com 454,9 quilômetros de extensão, a BR-386 escoa as safras agrícolas do estado e beneficia cerca de 30% da população do estado. As obras orçadas em R$ 147 milhões terão uma extensão de 34 quilômetros e tem previsão de conclusão de três anos.
Conforme o prefeito de Fazenda Vilanova e integrante da comissão de duplicação, José Cenci, há um pedido feito no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) para duplicação entre Lajeado e Fontoura Xavier. “Nos reuniremos para ampliar esse trecho até Tio Hugo.”
Cenci admite que o processo pode levar anos, por isso quer começar a mobilização o quanto antes.
Como foi a construção da BR-386
Conforme o historiador José Alfredo Schierholt, no início do século 19, foi projetada uma ferrovia que deveria ligar Taquari, Estrela, Lajeado, Soledade e Passo Fundo. Na metade do século, engenheiros percorreram o trajeto e definiram como seria a construção da BR-386.
O primeiro projeto foi elaborado em 1955. O segundo foi em julho de 1957 pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio Grande do Sul. O projeto se chamou Terminal da Estrada da Produção, de Lajeado a Porto Alegre, via Rio Guaíba, entrando pela Sertório.
O percurso de 184 quilômetros seria reduzido para 107 com economia de 42%. Quando o governador Leonel Brizola foi empossado, logo mandou um engenheiro do Daer, em 17 de março de 1959, concluir os estudos do trabalho de abrir a Estrada da Produção.
Depois da Semana Santa, 30 pessoas iniciaram as obras de demarcação. Mas, só em 1961 as obras da estrada tiveram um prosseguimento acelerado. Após um século de travessia lenta por balsas, barcas e canoas, foi inaugurada a ponte sobre o Rio Taquari, no dia 20 de setembro de 1962.
Os primeiros sinais de construção malfeita apareceram logo depois. Em 1966, grandes rachaduras obrigaram a interrupção do trânsito e reforma da ponte. Técnicos desaprovaram o uso antecipado da ponte para passagem de máquinas pesadas para prosseguir as obras da rodovia.
No decorrer dos anos, muitas vezes o trânsito foi interrompido para a realização de reformas. A ponte foi interditada em 26 de julho de 1994. Uma nova ponte foi inaugurada em 11 de março de 1995, dentro do projeto maior da duplicação, especialmente entre Lajeado e Estrela. A nova ponte da segunda pista foi inaugurada em 2001.
A BR-386 mudou a rotina
Carlos Rogério Alves, 63 anos, veio para Marques de Souza com 16 anos para trabalhar na construção da BR-386. Como operador de máquinas trabalhou no trecho Tamanduá a São José do Herval, em 1966.
Aposentado da função, ele ainda mora em Marques de Souza, onde fez amigos e se casou.
Edvino Glaas, 78 anos, trabalhou como caminhoneiro e conta que antes da construção da BR-386 levava cinco horas para chegar em Soledade, pois precisava passar por Encantado, Arvorezinha e Ilópolis. Para chegar em Lajeado levava em torno de uma hora.
Acidentes na BR 386 (janeiro a abril)
2010 |
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Total |
Acidentes |
109 |
91 |
88 |
125 |
413 |
Feridos |
57 |
70 |
55 |
64 |
246 |
Mortes |
5 |
3 |
8 |
3 |
19 |
Fluxo no pedágio em Marques de Souza
Veículos |
mar/2011 |
mar/2003 |
Passeio e utilitário |
102.880 |
67.911 |
Caminhões 2 a 7 eixos |
78.668 |
63.488 |
Ônibus 2 a 4 Eixos |
356 |
7.739 |
Total |
181.904 |
139.138 |
Fluxo diário |
6 mil |
4 mil |
Fluxo no pedágio de Fazenda Vilanova
Veículos |
mar/2011 |
mar/2003 |
Passeio e utilitário |
220.953 |
150.670 |
Caminhões 2 a 7 eixos |
117.170 |
86.408 |
Ônibus 2 a 4 Eixos |
1.788 |
10.651 |
Total |
339.911 |
247.729 |
Fluxo diário |
11 mil |
8 mil |