Morre primeiro prefeito de Santa Clara do Sul

Notícia

Morre primeiro prefeito de Santa Clara do Sul

Por

Na madrugada de ontem, morreu o primeiro prefeito do município, Paulo Renato Schabbach (PMDB), 69 anos. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado desde domingo à noite e às 2h40min teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Seu corpo foi velado na Igreja Matriz e enterrado às 17h no cemitério católico. O prefeito Paulo César Kohlrauch decretou três dias de luto oficial e determinou expediente interno só no turno da manhã de ontem.

prefeiroSchabbach foi considerado um líder político no município e conhecido por ter o primeiro comércio na cidade. Ele foi vereador de Lajeado de 1983 a 1988; presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado em 1987; presidente da comissão emancipacionista em 1992; prefeito de Santa Clara do Sul entre 1993 e 1996; vice-prefeito entre 2005 e 2008; e em 2007 foi presidente do PMDB no município.

Para o prefeito Kohlrauch, a morte de Schabbach é uma perda ao município. Emocionado, ele diz que Schabbach foi fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Ele era meu amigo, meu colega e me ajudou muito na minha primeira gestão.”

Kohlrauch conta que entre as obras realizadas pelo Schabbach, em seu primeiro mandato, construiu a escola de Alto Arroio Alegre, o ginásio municipal, a câmara mortuária e auxiliou na evolução da telefonia, passando de ramal para DDD.

A administração municipal pretende homenagear Schabbach nos próximos dias com um monumento ou nome de rua.

O professor aposentado, Ivo Wickert, foi vice-prefeito de Schabbach no primeiro mandato. Ele conta que o ex-prefeito era um líder comunitário. “Tudo o que fazia pensava no povo. Os moradores de Santa Clara do Sul eram sua prioridade.”

A moradora de Chapadão, Delci Schaibler, 62 anos, acompanhou todo o processo político do ex-prefeito. Ela conta que nos primeiros anos de gestão ele teve dificuldades porque era o início da administração municipal. “Ele colocou toda a rede de água de Chapadão.”

Acompanhe
nossas
redes sociais