Metade da população será atendida por equipes de saúde

Notícia

Metade da população será atendida por equipes de saúde

Por

A partir da próxima semana, o município conta com dois grupos de Estratégia Saúde da Família (ESF). A expectativa da secretária de Saúde, Aneli Hendler, é dobrar o número de pessoas atendidas pelas equipes que hoje está em 25% da população.

posto

A ampliação é devido à inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), nesta sexta-feira. O atual posto de saúde na rua Visconde do Rio Branco será destinado aos ESFs.De acordo com Aneli, os grupos se revezarão nos atendimentos a cada 20 horas de serviço. Enquanto uma equipe trabalhará nas comunidades, principalmente na parte alta do município, a outra ficará na base.

Cada grupo conta com dois técnicos de enfermagem, uma enfermeira, um médico e cinco agentes de saúde. O motorista para as equipes será o mesmo.

Aneli diz que com a ampliação dos ESFs o município poderá buscar recursos federais para a aquisição de equipamentos, e veículos e conseguir reformas de unidades básicas de saúde.

Posto de saúde fecha amanhã

O atual posto fica fechado amanhã para a transferência dos equipamentos para o novo. A população será atendida no pronto socorro.

Segundo o prefeito Rudimar Müller, foram investidos em torno de R$ 550 mil entre recursos federais, estaduais e municipais na reforma do prédio, localizado ao lado do hospital do município. Foi construído um segundo pavimento com 230,04 metros quadrados, em um total de 464,18 metros quadrados.

Müller informa que a UBS terá atendimento 24 horas. A expectativa é que o número de atendimentos dobre. No ano passado, foram realizadas 300 consultas por dia, segundo levantamento da secretária de Saúde.

Maria dos Santos, 43 anos, comemora a inauguração, pois tinha dificuldades para se deslocar até o antigo posto. Ela realiza consultas e busca remédios para tratar os problemas de pressão.

A nova UBS terá atendimentos de pediatria, clínica-geral, assistência social, nutrição e psicologia. Conforme Aneli, em 2011, será inaugurado o consultório dentário no local.

Acompanhe
nossas
redes sociais