Projeto evita a contaminação por agrotóxicos

Notícia

Projeto evita a contaminação por agrotóxicos

Por

Gustavo Adolfo 2 - Lateral vertical - Final vertical

Esta semana, um caminhão das empresas que vendem agrotóxicos começou a circular em 25 municípios recolhendo as embalagens e os materiais usados pelos produtores. O serviço presta orientações quanto aos cuidados com os agrotóxicos e à legislação em vigor.

O programa é coordenado pela Fundação Pró-Rio Taquari. Segundo o gerente-executivo da fundação, Ildo Guinter Mayer a campanha possibilitará que os produtores destinem corretamente as embalagens e se sensibilizem quanto à importância para a sociedade.

agroDe acordo com a legislação estadual, as embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas, com as tampas e rótulos, na unidade de recebimento indicada na nota fiscal do produto ou na loja em que foram adquiridas.

Todo estabelecimento que vende agrotóxico deve ter, obrigatoriamente, um local dentro das normas exigidas para receber as embalagens.

O engenheiro agrícola Adriano Lampert, calcula que 25% a 30% das embalagens não passam pela tríplice lavagem. “Falta conscientização para muitos agricultores”, lamenta.

As coletas ocorrem de março a junho e desde o início do projeto foram recolhidas 320 mil unidades.

Produtor consciente

O agricultor Sereno Weirich, de Marques de Souza, se decepciona porque alguns produtores ainda deixam as embalagens jogadas na roça ou até queimam após o uso. “Dar um destino correto é um dever de todos”, aponta.

Weirich segue as orientações e lava a embalagem três vezes antes da devolução para evitar problemas de saúde, contaminação do solo e da água.

Projeto atende 25 municípios

O projeto foi implantado em 2000 para que estas empresas cumpram as exigências com o Ministério Público de Lajeado e Arroio do Meio.

Em 2005, foram acrescentadas as Comarcas de Teutônia e Estrela e, em 2009, foi integrado o município de Mato Leitão. Hoje, são 25 municípios e beneficia 19 mil propriedades rurais e uma população de 60 mil habitantes.

As embalagens recolhidas são enviadas para uma empresa de Passo Fundo. Após a triagem e o enfardamento destas embalagens, são encaminhadas à indústrias de reciclagem ou incineração em São Paulo.

Cronograma das comarcas

Comarca da Lajeado – 21 e 22 de março

Comarca de Arroio do Meio – 25 de abril

Comarca de Estrela – 23 e 24 de maio

Comarca de Teutônia – junho

Acompanhe
nossas
redes sociais