Abóboras gigantes surpreendem produtor

Notícia

Abóboras gigantes surpreendem produtor

Por

Oprodutor de Picada Filipe Essig, Arlindo Klein, 82 anos, colheu uma abóbora de pescoço medindo 2,30 metros de comprimento. Morador da localidade desde 1954, ele afirma que este é o primeiro ano que os frutos cresceram tanto.

“Comprei o fundo de uma abóbora em Marques de Souza e aproveitei algumas sementes”, diz.

Klein, que sempre foi agricultor, produz milho, aipim, batata e leite. “Tenho que trabalhar todo dia, assim não fico doente”, brinca.

Enquanto media o fruto para comprovar o tamanho, Klein contava das suas viagens pelo país, confirmando que nunca viu crescimento igual. As abóboras serão vendidas a uma agroindústria da cidade para ser transformada em doces e schimier.

Tamanho não interfere no sabor

O engenheiro agrônomo Mauro Tubino confirma que a abóbora cilíndrica pode ter esse crescimento. Segundo ele, o segredo da abóbora gigante não está na semente, mas no cruzamento com outras espécies e na fertilização do terreno. “O tamanho não interfere na qualidade nutricional”, diz.

Conforme Tubino, é uma mutação natural que ocorre conforme a fruta está colocada no terreno. Não é característica da região produzir este fruto. As famílias, geralmente, plantam só para consumo próprio, diz.

O agrônomo conta que a semente desta geração pode ser utilizada como matriz para novas plantações. É preciso colher na época certa para não deixar que a casca tome conta da polpa e o fruto se perca”, alerta.

Acompanhe
nossas
redes sociais