Municípios criticam normas do Daer para conduzir pacientes em rodovias

Notícia

Municípios criticam normas do Daer para conduzir pacientes em rodovias

Por

Uma resolução aplicada em dezembro de 2010 pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) desencadeou reclamações dos setores ligados à saúde.

Segundo o texto da lei, a lista de pacientes e acompanhantes que se deslocam do interior à capital, em veículos com capacidade acima de nove lugares, deve ser enviada ao Daer com pelo menos 12 horas de antecedência e homologada pelo prefeito ou secretário de Saúde.

Cada passageiro deve ter o encaminhamento médico, atestando a necessidade do deslocamento. Isto vale para pacientes, e acompanhantes ou familiares.

ambulanciaPara o secretário de Saúde de Lajeado, Renato Specht, as exigências são praticamente impossíveis de serem cumpridas, pois, se houver algum caso de emergência, não há como fazer a lista com antecedência. “Teremos de descumprir para evitar a morte”, desabafa. Ele lamenta a impossibilidade de parentes acompanharem e da dificuldade de trazer pacientes que receberam alta médica.

Transporte em veículo comum

Em cidades menores, a dificuldade é maior. Segundo a secretária de Saúde de Sério, Clair Teresinha Ruggeri, o município obedece à nova exigência, porém com dificuldade.

Ela diz que há uma demanda grande de pacientes em relação a médicos disponíveis e que isto dificulta a liberação dos atestados de pacientes e familiares. Clair diz que até o momento o município não recebeu nenhuma multa, pois os motoristas foram alertados a cumprirem a legislação.

Em casos de urgência e na impossibilidade de incluir pacientes no prazo posterior a 12 horas, muitas pessoas são encaminhadas a Porto Alegre em carros comuns. “É a única opção para atender a necessidade do paciente”, lamenta.

Nova resolução

O diretor de Transportes do Daer, Saul Saster, afirma que a nova resolução evitará transportes desnecessários de pessoas, que segundo ele, utilizam do dinheiro público para realizar “turismo” até a capital.

“Queremos disciplinar e moralizar estas situações”, diz. Ele confirma que o departamento seguirá exigindo o atestado médico dos passageiros.

Saster informa que a exigência de 12 horas para o envio da lista de passageiros será alterada. Segundo ele, o primeiro assunto da próxima reunião do Conselho do Daer votará a retirada deste artigo, após o departamento ouvir as reclamações da Famurs e dos secretários municipais de saúde.

“Pacientes não são turistas”

Para a vice-presidente da Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde (Assedisa), Fábia Richter Antunes, o Daer trata o transporte de pacientes da mesma forma que o turismo. “Nosso transporte envolve saúde, urgência e questões sociais. A nova resolução desrespeita o paciente”, afirma. Ela lembra que muitos precisam ser transportados durante a madrugada.

Fábia classifica a autorização exclusiva de um médico como “absurda” e diz que muitas vezes o doente precisa ser levado com urgência, mesmo na ausência do médico.

Ela lembra que antes da resolução uma assistente social ou uma enfermeira também eram responsáveis pelo encaminhamento.

“O médico é um profissional caro para se ater a estes trâmites”, afirma. Fábia reclama do despreparo dos fiscais no momento da autuação, o que segundo ela, não condiz com a orientação do superintendenteadjunto de Fretamento e Saúde do Daer, Marco Antônio Villanova. Segundo ela, Villanova orienta que, no caso de multa, a administração municipal entra com recurso. “Mas, por que passar por todo este incômodo, se basta reajustar a resolução ou colocar no papel esta orientação”, questiona.

A vice-presidente informa que, no dia 10, haverá reunião com o Daer, na qual será entregue documento com reivindicações da Assedisa e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Está agendado um encontro com o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.

O que exige a resolução

– Lista de pacientes deve ser enviada com 12 horas de antecedência;

– Passageiros (pacientes e acompanhantes) só podem embarcar com atestado assinado por um médico;

– Apenas prefeito e secretário de saúde podem homologar o transporte;

Como era antes:

– Lista era enviada no momento da partida do veículo;

– Médicos, assistentes sociais e enfermeiros atestavam o embarque dos pacientes;

Acompanhe
nossas
redes sociais