Uma pesquisa encomendada pela Certelnet revela que mais da metade dos moradores do município tem acesso à internet. O levantamento feito em outubro de 2010 surpreende especialistas da área. O bairro campeão é o Florestal, onde 90% dos residentes são internautas.
A pesquisa mostra que o pai é quem efetiva os contratos com as operadoras por pedido dos filhos. E o maior desejo de serviço adicional à internet é a TV por assinatura.
A idade que mais acessa é entre 25 e 35 anos. A classe econômica mais bem-sucedida dispara no número de cadastros. Contudo, a classe C surpreende com mais de 50% dos moradores acessando a rede.
O diretor de tecnologia da associação gaúcha de provedores, Marcus Vinicius Lazzari, afirma que cada vez mais as empresas optam em ter pelo menos um site de vendas ou divulgação do nome, devido ao crescimento de acessos.
Lazzari é diretor-geral da Certelnet e comenta que a pesquisa foi feita só em Lajeado porque é a cidade-polo da região e reflete no crescimento dos outros municípios. Ele conta que os números surpreenderam e superaram as expectativas da empresa.
O diretor da Certel, Egon Hoerlle, pretende utilizar os resultados do estudo para investir e implantar novos serviços à empresa. Ele espera que com a facilidade da compra de computadores os acessos à internet se multipliquem rapidamente.
Liquida Lajeado fez promoções instantâneas pelo Twitter
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado neste ano inovou na promoção, Liquida Lajeado. A entidade usou sites de relacionamento da internet para promover gratuitamente a campanha. A promoção foi posta na rede na quarta-feira à tarde e na quinta-feira às 6h42min havia 500 pessoas cadastradas no site e cem seguidores no Twitter. A coordenadora, Soraide Gräff, calcula que mais de 150 mil pessoas vejam as promoções do CDL em três dias de campanha.
Soraide diz que o Twitter foi opção da entidade por motivação da agência publicitária que presta o serviço e devido a uma frase usada pelo criador do site de relacionamento, que segundo a coordenadora diz: “mais de seis bilhões de pessoas usam o Twitter. Quem não acessa é desatualizado ou idiota”.
A internet seguirá como ferramenta nas próximas campanhas da entidade. Neste ano, seis participantes foram premiados com vales-compra. Bastava a pessoa cadastrar-se no site ou retwittar as promoções no Twitter e indicar o e-mail de dois amigos para ganhar R$ 200 em compras e R$ 50 para cada amigo.
Site de compras coletivas
Desde dezembro entraram na rede dois sites de compras coletivas – Desconto Ativo e Preço Louco. Diariamente uma empresa da região oferta produtos com descontos de 50% a 90%. Os usuários cadastrados, que ultrapassam mais de dois mil, recebem por e-mail as promoções e podem fazer a compra on-line.
A ideia é inovadora na cidade e foi baseada no crescimento de acessos e compras pela internet. Os produtos são variados, vão desde bares e ensaios fotográficos até cursos de idiomas.
Expansão da propaganda on-line
Mais de 700 empresas estão cadastradas no site do guia prático versão on-line. Uma empresa de publicidade e propaganda de Lajeado criou o Achei Fácil. Ele circula pela região e tem disponível na internet formas gratuitas de cadastramento.
Recentemente, oportunizaram dentro do próprio portal – acheifacil.net – um sistema para criação e administração de módulos. A partir de um endereço da empresa é possível mostrar produtos e serviços para que os clientes tenham acesso em qualquer lugar ou hora.
Os consumidores podem solicitar mais informações ou fazer pedidos on-line, por formulários via e-mail ou por telefone.
Conforme o empresário, Matheus Weimer, a agência foi criada há 15 anos com a intenção de especializar-se em marketing via internet. Ele conta que apenas no ano passado a empresa conseguiu implantar com mais força a ideia, “as pessoas daqui deixam a internet em terceiro plano, quando se fala em propaganda”.
– Cerca de 35 mil lajeadenses acessam a rede
– maior acesso é à noite
– o pai é quem assina e paga
– idade 25 a 35 anos