É alto o índice de alunos do Ensino Médio das escolas privadas aprovados em vestibular de universidades federais. Neste ano, quem liderou em números de aprovações foi o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), com 15.
Quatro alunos do colégio passaram nas duas universidades: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O aluno Jeremias Corbellini de Azambuja foi aprovado em ambas e pretende cursar Engenharia de Produção na Ufrgs. “Porto Alegre é melhor”, resume. Ele realizou seis meses de cursinho pré-vestibular e aprofundou os estudos nos dois últimos meses. “Estudava até mais de três turnos”, diz.
Em Arroio do Meio, quatro alunos do Colégio Bom Jesus São Miguel foram aprovados na Ufrgs e quatro na UFSM. Em 2009, o colégio conquistou o primeiro lugar no Vale do Taquari no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
No mesmo ano, a escola teve aprovação de 50% dos alunos no vestibular da Ufrgs, sendo que dos 12 estudantes que realizaram as provas, seis conquistaram vagas e os demais ficaram na suplência.
O colégio, que tem 240 alunos, 48 professores e funcionários, tem estudantes não só de Arroio do Meio, mas de cidades como Capitão e Lajeado. A maioria dos alunos que concluem os cursos na Ufrgs conseguem trabalho e optam por residir na região metropolitana.
No último concurso público realizado na cidade, a aluna Eliz Wanderer, 18 anos, recém formada no Ensino Médio, ficou em primeiro lugar entre os 145 inscritos.
Segundo a diretora Maria Cristina Gabriel Gonzatti, é exigido dos alunos maior empenho a fim de que saiam do Ensino Médio, aptos a seguirem a formação nas universidades. “Quem realmente quer estudar será muito exigido, mas valerá a pena”, diz.
O ano letivo, para os professores, inicia no encontro pedagógico do dia 14 de fevereiro, às 8h, em Porto Alegre, quando serão organizados os trabalhos do corpo docente para 2011. As aulas para os alunos começam no dia 21 de fevereiro, mesmo dia em que a escola completa 80 anos.
Outras escolas
O Colégio Santo Antônio, em Estrela, encaminhou neste ano três alunos para a Ufrgs, dois para UFSM e um à Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Conforme a diretora Cláudia Costa, o resultado foi gratificante. “É um índice muito bom”, afirma.
No Colégio Martin Luther, sete estudantes prestaram vestibular na Ufrgs e um passou. Segundo a diretora Andrea Desbessel, a cada ano as turmas demonstram características diferentes. “Neste ano, muitos quiseram ficar na Univates”, diz.
Em 2010, três alunos do Colégio Gustavo Adolfo, de Lajeado, passaram na Ufrgs. Os estudantes do Colégio Sinodal Conventos, só realizaram vestibular para a Univates.
O Colégio Cenecista João Batista de Mello inicia o ano encaminhando um aluno à Ufrgs que cursará Fonoaudiologia. De acordo com a diretora Graziela Cristina Lorencet três estudantes tentaram na mesma universidade.