A advogada Flávia Colossi Frey, 47 anos, toma posse como delegada regional da Polícia Civil com o desafio de aumentar o quadro funcional, a fim de agilizar a conclusão dos 11 mil inquéritos em andamento em Lajeado.
Para o delegado que está deixando o cargo, João Alberto Selling, seria necessária a contratação de no mínimo 30 novos agentes para o primeiro semestre de 2011 acelerar os trabalhos. Hoje, são 103 funcionários: 15 delegados e 88 agentes.
Ele afirma que seria ideal ter 180 funcionários distribuídos nas 19 delegacias que atendem 35 municípios. Selling lembra que a falta de efetivo faz com que os inquéritos tramitem por até cinco anos, prejudicando a população. As conclusões e investigações são atrasadas em função de, todos os dias, novos processos serem iniciados, interrompendo o andamento dos anteriores.
Flávia afirma que há carência do quadro nas delegacias de todo o estado. Para que mais servidores sejam contratados, só depende do governo do estado, que realiza concursos e define quantos serão encaminhados para as funções principalmente de agentes.
“Sempre há um pleito para que venham mais funcionários para a região, mas encaminharemos um novo projeto”, diz Flávia. Ela acrescenta que o número não será o ideal, e que essa questão não será resolvida rapidamente.
Posse ocorre na segunda-feira
A posse da nova delegada regional será no dia 24, às 17 h, no prédio 11 da Univates. Flávia diz que além do aumento do número de pessoal, a investigação é foco. “É preciso mapear os pontos críticos e ver o que pode ser melhorado para diminuir a criminalidade.” Flávia quer manter e aperfeiçoar os serviços para uma eficiência maior da Polícia Civil na região.
A nova delegada
Flávia Colossi Frey, 47 anos
Natural de Espumoso
Casada há 26 anos e tem
2 filhos
Mestre em Direito pela UNISC
Professora da Univates da disciplina de Processo Penal
Onde atuou: Delegacias de Triunfo, Charqueadas, Encantado, Bom Retiro do Sul e DPTA de Lajeado.