As chuvas dos últimos dias amenizaram as preocupações referentes à estiagem na região. Na quarta-feira, granizos destruíram plantações no interior de Sério e Forquetinha.
Segundo dados do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), quarta- feira choveu o equivalente a 105 milímetros, sendo que a média do mês é de 120.
De acordo com Juliana Tomasini, do CIH, neste mês choveu 116 milímetros, e a previsão para os próximos dias é de que ocorram pancadas localizadas.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Nilo Cortez, a quantidade de chuva registrada durante esta semana foi fundamental para as plantações de verão e pastagens.
Ele diz que é necessário que chova mais e periodicamente para o desenvolvimento das lavouras.
Por se tratar de chuvas típicas de verão, decorrentes do fenômeno La Niña, as pancadas ocorrem de forma localizada e irregular.
Na região do Vale, esta situação é registrada por diversos agricultores que fazem anotações pluviométricas. Enquanto o agricultor de Forqueta Baixa, Arroio do Meio, Bruno Guilante, registrou 116 milímetros no mês, Nelson Appel, de Baixo Canudos, Forquetinha, tem apenas 38 registrados.
Na região alta do Vale, em Encantado, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo e Roca Sales, foram registrados nesta semana só cinco milímetros de chuva e o total do mês não passa da média de 35.
Chuva de pedra causa prejuízos
Na comunidade de Arroio Abelha, Sério/Forquetinha, agricultores registraram, na tarde de quarta-feira, por volta das 15h, pedras de gelo com tamanho aproximado a bolinhas de pingue-pongue.
O agricultor Osvaldo Bald, 60 anos, começaria a colheita da safra de fumo no fim da semana. Com o registro de granizo, o agricultor calcula perda total da plantação, e sem seguro, o prejuízo aproxima-se de R$ 8 mil. Além de meio hectare da plantação de fumo perdido, o agricultor perdeu também cerca de 2 hectares de aipim e 2 de milho.